Cautela

Na Indonésia, vulcão entra em erupção e gera alerta vermelho

Risco de acidente fechou aeroportos e fez 30 mil pessoas serem evacuadas de suas casas

Da redação, com Ansa

Na Indonésia, nesta segunda-feira, 19, foi emitido um alerta vermelho para voos feitos ao redor do vulcão Sinabung, que entrou em erupção novamente e é um dos mais ativos do país ― uma nuvem de fumaça com mais de sete quilômetros de altura.

Segundo as autoridades locais, a erupção começou nesta segunda-feira, 19, e chegou a causar pequenos tremores que atingiram algumas aldeias. No entanto, ninguém ficou ferido. 30 mil pessoas foram evacuadas de suas casas por conta da atividade do vulcão.

O risco de acidentes fez o aeroporto Kutacane, no norte da Indonésia, fechar e cancelar diversos voos. Já os aeroportos de Ualanamu, Meulaboh e Silangit, localizados na região, não foram fechados por causa de uma mudança na direção dos ventos, que afastaram a cortina de fumaça.

Leia mais
.: Papa reza pelos mortos em terremoto que atingiu Indonésia

Durante séculos, o vulcão Sinabung ficou inativo. Em 2010, porém, voltou à atividade, provocando a morte de duas pessoas. Em 2014, ele entrou novamente em erupção, deixando mais de 10 mortos.

A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica. Nela, estão localizados mais de 400 vulcões, sendo 129 ativos e 65 qualificados como “perigosos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo