Entrevista

Entrevista com a nutricionista de Bento XVI aqui no Brasil

Gisela Savioli teve sua primeira experiência com o amor de Jesus, por meio de Nossa Senhora, há alguns anos. Sua transformação foi tão grande e imediata que despertou a curiosidade em seu esposo Dr. Roque Savioli, que fez questão de verificar “de perto” o que estaria acontecendo com sua esposa. Casados há 13 anos, o casal tem como centro de suas vidas a fé em Jesus Cristo e como conseqüência, a maior de todas as riquezas: a Paz que vem de Jesus.

Gisela Savioli, será a nutricionista chefe da equipe que cuidará do Santo Padre Bento XVI em sua vinda ao Brasil no dia 11 de maio.

– CNnews – Porque o Santo Padre precisa de uma nutricionista em especial?

Na realidade pouco se conhece do papel da nutricionista. Ela cuida de tudo que se refere à produção dos alimentos, isto é, desde a instalação da cozinha (industrial) levando em consideração, em primeiro lugar, a SEGURANÇA ALIMENTAR. Os alimentos têm que seguir um fluxo, isto é, chegando da rua sujos, têm que fazer um caminho que após terem sido limpos (higienizados) não cruzem com outros alimentos para não haver contaminação. Isso é só um dos pequenos aspectos que a nutrição cuida. Além disso existem técnicas de cocção (cozimento) para preservar os nutrientes nos alimentos. O alimento deve ser uma fonte de nutrientes antes de tudo. Ex.: quando cozinhamos o grão de bico que é riquíssimo em magnésio, se jogamos a água fora depois da cocção estamos jogando todo magnésio fora….

– CNnews – Como foi essa escolha para você?

Eu já estava envolvida ajudando Dom Damasceno em outros assuntos pertinentes às doações. Há muito tempo que soube que nosso querido Bento XVI estaria vindo ao Brasil, na realidade, para a América Latina em função da V Conferência.

– CNnews – Existe alguma curiosidade dos hábitos alimentares do Papa, ou alguma restrição, recomendações para sua saúde ou um pedido especial?

Por incrível que pareça, Dom Damasceno disse que a comitiva papal não passou nenhuma restrição alimentar. Acredito entretanto, que mais próximo a sua vinda, seja comentado algo a esse respeito.

– CNnews – Qual deve ser a sua postura como nutricionista chefe, e como você está pensando o cardápio do Papa?

Discrição é a palavra chave que Dom Damasceno nos indicou no último sábado quando todos os chefes das equipes se reuniram pela primeira vez. Devemos ter a mesma postura discreta que o nosso Papa tem. A minha postura como nutricionista chefe é em primeiro lugar zelar pela qualidade da segurança alimentar, depois pela qualidade em termos nutricionais, e por último, sem deixar de valorizar esse item também, a gastronomia!

– CNnews – Acredito que o Santo Padre será o “Cliente” (com todo respeito), mais importante de sua carreira, como é isto para você?

Antes de mais nada ele não é apenas um chefe de estado, mas o representante de Pedro nomeado por Jesus. Eu me sinto privilegiada com essa tarefa, na certeza que não perder de vista a humildade, sabendo que o Senhor não escolhe os mais capacitados, mas capacita os escolhidos e também com a responsabilidade de “quem a muito foi dado muito será cobrado”. Na realidade, eu me sinto como que representando todas as donas de casa do Brasil e da América Latina. Poder acolhê-lo nesse serviço é o mesmo que acolher Jesus que viria a nossa casa.

– CNnews – Como você está lidando nesse tempo com a imprensa?

De forma muito simples: quem me liga eu digo simplesmente que não tenho nenhuma informação específica do Papa e que a postura que Dom Damasceno nos pediu foi de discrição. Me coloco a disposição entretanto, para explicar os serviços de uma nutricionista num evento desse porte.

– CNnews – Considerações Finais

Gostaria de pedir a oração de todos para essa tarefa que é uma missão muito especial para todos nós católicos. Além disso quando assumi esse desafio, assumi também correr atrás das doações para a instalação dessa cozinha, pois pretendo deixá-la não apenas em ordem para receber nosso Sumo Pontífice, mas deixá-la pronta para que quando ele partir, possamos fazer dela um centro de treinamento e referência da região do Vale do Paraíba e assim fazer vários eventos sociais ligados a alimentação e nutrição. O Seminário Bom Jesus estava praticamente abandonado e sem nada… no futuro poderemos receber 70 seminaristas e será um pólo cultural para a região. Conto com a oração de todos. Obrigada, Gisela

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo