window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Religião na Rússia

Ensino Religioso volta a fazer parte do curriculo na Rússia

Depois de duas décadas do esfacelamento da URSS (União Soviética) e do retorno da religião à vida pública, agora o ensino religioso volta a fazer parte do currículo escolar das crianças no país. Muitas cidades russas estão decretando que as crianças devem familiarizar-se com a Igreja Ortodoxa Russa.

As aulas vêm sendo incluídas no currículo, por insistência de líderes da Igreja, para quem o ateísmo imposto pelo comunismo deixou os russos distantes de uma fé que, outrora, era parte integrante de sua identidade..

O novo currículo escolar reflete a luta do país para definir o que significa ser russo na era pós-comunista, e qual o papel que a religião deve desempenhar, depois de ser brutalmente suprimida, durante o regime soviético. Mas a inserção de princípios ortodoxos no sistema educacional tem provocado uma violenta reação, e não só dos remanescentes do Partido Comunista..

Os oponentes argumentam que os líderes da Igreja Ortodoxa estão debilitando a separação entre Igreja e Estado, como determina a Constituição. .

A Igreja, por sua vez, diz que essas alegações são infundadas, sustentando que os cursos são culturais, e não religiosos. (BF/AF)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo