Em Roma

Encontro reafirma diálogo entre cristãos e budistas

"A paz interior. A paz entre os povos", foi o tema do quarto encontro entre cristãos e budistas que aconteceu na Universidade Pontifícia Urbaniana, em Roma, promovido pelo Conselho para o Diálogo Inter-religioso, em colaboração com a Secretaria para o Diálogo Ecumênico Inter-religioso da Conferência Episcopal Italiana.

Os participantes eram provenientes da Itália, Japão, Taiwan, Vietnã, Coreia do Sul, Tailândia, Mianmar, Sri Lanka e da Índia. Durante o encontro foi reafirmada a necessidade da responsabilidade mútua dos seguidores de diferentes tradições religiosas para manter e restaurar a paz e contribuir a amizade e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

“Cristãos e budistas concordam", afirma a nota emitida nesta segunda-feira, 20, "que a liberdade interior, a purificação do coração, a compaixão e o dom de si mesmo são as condições essenciais para a paz interior da pessoa, assim como para a paz social. Apesar das diferenças, tanto o ensinamento ético budista como o cristão sobre o respeito à vida se baseia na busca do bem comum, fundado na bondade amorosa e na compaixão".

Os participantes reconheceram também que "o diálogo entre budistas e cristãos deve se fortalecer para fazer frente aos novos desafios, como as ameaças à vida humana, a pobreza, a fome, as doenças endêmicas, a violência, a guerra e etc… que menosprezam a santidade da vida humana e envenenam a sociedade".  

              

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo