Em Valência, Espanha

Encontro ecumênico de Taizé deve reunir 30 mil pessoas em Valência

Comunidade Ecumênica de Taizé se prepara para o tradicional encontro de fim de ano; edição de 2015 será em Valência, na Espanha

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Comunidade Ecumênica de Taizé, França, se prepara para o tradicional encontro dos últimos dias do ano. Esta edição será em Valência, Espanha, onde entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2016 devem chegar cerca de 30 mil jovens de toda a Europa.

Os participantes serão hospedados por famílias: “Todas as Igrejas se empenharam no acolhimento”, informa a comunidade.

Responsáveis judeus e muçulmanos vão animar um encontro sobre o diálogo inter-religioso, e oradores realizarão ‘ateliês’ sobre compromisso social, fé e vida interior, criação artística em diferentes locais do centro da cidade.

Ao lado do arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares, participarão muitos bispos espanhóis e de outros países europeus, como o Presidente do Episcopado Espanhol, Dom Ricardo Blázquez; o arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, o recém-nomeado arcebispo de Barcelona, Dom Juan José Omella, e o bispo de Málaga, Dom Jesús Catalá.

Por países de procedência, o maior número de jovens peregrinos será da Polônia, com mais de 3.000 pessoas; 2.000 da Ucrânia; mais de 1.500 da Alemanha. 1.500 irão da França e mil da Itália.

O prior da comunidade ecumênica de Taizé, Irmão Alois, que participará do Encontro, apresentou cinco propostas para a reflexão dos jovens: “Entregarmo-nos a Deus, que é misericórdia”, “Perdoar uma e outra vez”, “Aproximarmo-nos, sozinhos ou com outros, de uma situação de sofrimento”, “Estender a misericórdia a suas dimensões sociais” e “Misericórdia para toda a criação”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo