Neste domingo

Encíclica "Populorum Progressio", do Papa Paulo VI, celebra 50 anos

Documento apresentou desenvolvimento como “novo nome da paz”

Da redação, com Agência Ecclesia

A encíclica ‘Populorum Progressio’, na qual o Papa Paulo VI apresentou o desenvolvimento como “o novo nome da paz”, completa 50 anos neste domingo, 26.

O documento pontifício propunha a criação de “um grande Fundo mundial”, sustentado por uma parte da verba das despesas militares, para ir em auxílio dos “mais deserdados”.

O presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) portuguesa, Pedro Vaz Patto, realça a noção de “desenvolvimento humano integral” apresentada por Paulo VI, que inspirou o Papa Francisco a criar um novo organismo da Santa Sé, precisamente com esse nome.

“[A Populorum Porgressio] explicita como o desenvolvimento de todos os homens e do homem todo. Trata-se de ir de encontro à aspiração de realizar, conhecer e possuir mais, para ser mais. O crescimento econômico é positivo apenas quando é instrumento para ser mais. O desenvolvimento, pessoal e comunitário, é um dever que corresponde aos desígnios de Deus”, precisa Patto.

Segundo o especialista em Doutrina Social da Igreja, Acácio Catarino, a Populorum Progressio foi “amplamente difundida, profundamente estudada e teve continuidade e atualizações pontifícias” pela mão de João Paulo II, Bento XVI e Francisco, embora entenda que “a sua mensagem fundamental não foi assumida pela generalidade dos cristãos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo