Eutanásia

Em Portugal, projetos de despenalização da eutanásia são aprovados

Assembleia da República aprovou os cinco projetos de despenalização da eutanásia no país

Da redação, com Agências

Grupos se reúnem em frente ao Parlamento contra a legalização da eutanásia / Foto: Marta Nogueira – Canção Nova Portugal

A Assembleia da República de Portugal aprovou, na tarde desta quinta-feira, 20, os cinco projetos de lei – BE, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal – que preveem a legalização da eutanásia em Portugal, com uma votação nominal de 222 dos 230 deputados presentes.

Os textos propostos estabelecem a prerrogativa da morte assistida aos portugueses e também aos residentes no país, maiores de idade com doenças incuráveis e em fase de sofrimento duradouro e insuportável.

Leia também
.: Contra a eutanásia, Papa pede sociedade mais humana
.: Portugal vota hoje projeto que prevê legalização da eutanásia

As propostas determinam que o paciente terá de fazer o pedido de forma consciente e lúcida, com exceção para pessoas com transtornos mentais. Cada caso terá de ser avaliado por dois médicos.

O próximo passo é a análise dos projetos pelo presidente do país, Marcelo Rebelo, que poderá promulgar ou vetar a lei. Dependendo da sua decisão, os projetos voltam ao parlamento para nova apreciação ou são encaminhados diretamente ao Tribunal Constitucional (equivalente ao STF no Brasil).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo