5 de setembro

Em mensagem no Twitter, Papa recorda Madre Teresa de Calcutá

Memória de Madre Teresa de Calcutá é comemorada nesta quarta-feira, 5

Denise Claro
Da redação

Memória de Madre Teresa de Calcutá é comemorada nesta quarta-feira, 5./ Foto: Arquivo

O Papa Francisco recordou, na manhã desta quarta-feira, 5, pelo Twitter, a memória de Santa Teresa de Calcutá.

Em mensagem no Twitter, o Pontífice orientou: “Levem a paz com vocês para doá-la aos outros com a sua vida, com o sorriso, com as obras de caridade.”- e pediu a intercessão da Santa- “Santa Madre Teresa, rogai por nós!”

Madre Teresa nasceu em 27 de agosto de 1910 em Skopje, na Albânia, foi batizada com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu. Aos dezoito anos, sentiu o chamado de consagrar-se totalmente a Deus na vida religiosa, ingressando na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda, no dia 29 de setembro. Fez seu noviciado na Índia, e no dia 24 de maio de 1931, fez a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente, e se impressionou com a realidade dos bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças.

Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, que no dia 7 de outubro de 1950, foi aprovada pela Santa Sé, expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebeu em audiência privada e a tornou sua melhor “embaixadora” em todas as nações, fóruns e assembleias de todo o mundo.

Madre Teresa morreu no dia 5 de setembro de 1997. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões. No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo