Aos bispos dos EUA

Em carta, Celam manifesta solidariedade e pesar pela morte de George Floyd

Conferência apela “a não parar de ouvir o que as pessoas estão dizendo através da dor” e a cortar, de uma vez por todas, as raízes da “injustiça racial que infecta muitas áreas da sociedade”

Da Redação, com Celam

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribe, o Celam, expressou solidariedade à Igreja Católica nos Estados Unidos pelo assassinato do afro-americano George Floyd durante prisão na semana passada.

Leia também:
.:Caso Floyd: bispos dos EUA agradecem por palavras de conforto do Papa

Em uma carta dirigida ao Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom José H. Gómez , o Celam expressa sua proximidade espiritual e manifesta tristeza pelo acontecimento. Promete oração por George Floyd, seus entes queridos e, em particular, pela comunidade afro-americana e minorias que sentem seus direitos fundamentais violados.

Carta enviada à Conferência Episcopal Americana /Foto: Celam

“Compreensivelmente, também, a indignação que foi levantada em grande parte da população americana. É uma evidência da necessidade de ser ouvida”, destaca a carta.
Nesse sentido, o CELAM apela “a não parar de ouvir o que as pessoas estão dizendo através da dor” e a, cortar de uma vez por todas, as raízes da “injustiça racial que infecta muitas áreas da sociedade”.

Veja também:
.: Minneapolis: Cardeal Turkson pede justiça e perdão
.: É preciso enfrentar a questão do racismo, afirma bispo dos EUA
.: Não ao racismo e à violência, frisa Papa sobre protestos nos EUA
.: Racismo é um perigo real no país, alertam bispos dos Estados Unidos

A carta destaca que a este respeito são iluminadoreas as palavras do Papa Francisco, sobre o fato, em sua catequese semanal: “não podemos tolera e nem fechar os olhos deiante de nenhum tipo de racismo ou exclusão e pretender defender a santidade de toda vida humana”. O Santo Padre pede ainda, para reconhecer que a violência das últimas noites é auto-destrutiva. Nada se ganha com a violência e muito se perde”.

Ao concluir a carta, a presidência reafirma a proximidade a todos os bispos dos Estados Unidos, e destaca ser necessário que se abram caminhos de diálogo e reconciliação nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo