Regiões como Pasadena e Ventura estão com o fogo sob controle; presidente Biden anunciou que serão necessários bilhões de dólares para recuperação das áreas atingidas
Da redação, com Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 13, ofereceu algumas atualizações sobre o controle dos incêndios que tomaram conta da Califórnia desde o dia 7 de janeiro.
Biden compartilhou atualizações sobre os níveis de contenção dos principais incêndios florestais na Califórnia, dizendo que: “4% de contenção em Pacific Palisades, é o quanto foi contido; 33% no incêndio em Pasadena, 95% em Sylmar e o incêndio em Ventura foi 100% contido”.
Reconstrução será cara
Ainda de acordo com o presidente estadunidense, serão necessários dezenas de bilhões de dólares para restaurar Los Angeles ao seu estado anterior aos incêndios florestais após os incêndios devastadores na Califórnia.
Biden prometeu apoio federal total, disse que o governo cobrirá 100% dos custos de horas extras de bombeiros, remoção de entulhos e abrigos temporários nos próximos 180 dias. Também pediu ao Congresso que fornecesse o financiamento necessário para os esforços de recuperação.
Pelo menos 24 pessoas morreram nos incêndios que começaram na terça-feira, 7. As chamas reduziram bairros inteiros a ruínas fumegantes, deixando uma paisagem apocalíptica. Autoridades disseram que pelo menos 12.300 estruturas foram danificadas ou destruídas.