Repercussão

"Em 33 dias João Paulo I conquistou a Igreja e o mundo", diz Card. Stella

Reconhecimento das virtudes de João Paulo I, Papa com um dos pontificados mais curtos, gerou manifestações de carinho

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa João Paulo I / Foto: Agência Ecclesia

“Aqueles 33 dias de Pontificado conquistaram a Igreja e o mundo com a bela novidade na Cátedra de Pedro: João Paulo I falava com palavras simples e com grande humildade”. É o que afirma o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero e postulador da causa de beatificação de Albino Luciani.

Para o cardeal, o estilo de vida, o perfil de grande coerência e autenticidade cristã foram as qualidades de João Paulo I que conquistaram a admiração do mundo e da Igreja. “Era um pastor particularmente próximo dos sacerdotes e das pessoas doentes; foi um Pontífice e um bispo particularmente sensível humanamente e cristão aos sofrimentos das pessoas, às dificuldades dos sacerdotes. Esteve sempre presente nos momentos de dor, nos dramas da vida, e junto aos idosos”, relembrou.

Leia também
.: “Dom Albino é um santo!”, afirma prima brasileira de João Paulo I
.: Vaticano dá primeiro passo para beatificação de papa João Paulo I

“Via-se nele uma coerência da prática sacerdotal das virtudes fundamentais da vida cristã (fé, esperança e caridade) e das virtudes cardeais (prudência, justiça, força e temperança). Este é o perfil ao redor do qual João Paulo I é examinado, com coerência, solicitude e generosidade. Certamente havia uma grande humanidade em Albino Luciani em relação aos pobres, sofredores e doentes: nestes aspectos, há proximidade espiritual com o Papa Francisco”, comparou Cardeal Stella.

Na última quarta-feira, 8, o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas do Servo de Deus João Paulo I, o que gerou grande repercussão entre fiéis e familiares do antigo Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo