estudo

Ecologia integral é tema de dossiê da Caritas

A Caritas Italiana publicou um novo dossiê dedicado especialmente ao estudo da situação atual na República Democrática do Congo

Da redação, com Rádio Vaticano

No contexto do I Dia Mundial de Oração e do X Dia da Conferência Episcopal Italiana sobre o Cuidado da Criação, a Caritas Italiana publica um novo dossiê, intitulado “Ecologia integral. A indústria extrativa ameaça cada vez mais o meio ambiente e a saúde das comunidades locais”. O estudo é dedicado especialmente à situação atual na República Democrática do Congo.

O documento recorda as condições ambientais da Terra com o constante aumento das temperaturas, o depauperamento progressivo dos ecossistemas, o aumento dos desastres naturais em 470% nos últimos 30 anos e a devastação de comunidades.

“Mais uma vez, são os pobres a pagar a conta das mudanças climáticas e da poluição”, denuncia o Dossiê. Como nos documentos anteriores, foca-se a atenção em um país do mundo, República Democrática do Congo, aonde empresas petrolíferas envenenam o meio ambiente e as populações.

Leia também
.: Em dia de oração, Igreja reitera cuidado com o meio ambiente

.: Carta Encíclica “Laudato si” do Papa Francisco

Esta situação é espelho de um modelo de desenvolvimento global insustentável, injusto e violento. “A responsabilidade das empresas e da política é indiferente ao impacto social e ambiental das atividades extrativas e dos sistemas produtivos, e uma responsabilidade individual e coletiva em alimentar a cultura consumista. É urgente uma profunda revisão dos estilos de vida e um firme compromisso cívico em solicitar empresas e governos a mudar”, prossegue o documento.

O texto recorda o esforço da Igreja congolesa, ativa em várias frentes na defesa da população local. Além disso, nos últimos anos a Caritas Italiana dedicou aprofundamentos às condições ambientais, às mudanças climáticas e às suas repercussões junto aos povos, seja econômicas como sociais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo