Vaticano

É necessário desburocratizar, diz Cardeal sobre nova Secretaria

Cardeal Georg Pell explica que haverá mudanças significativas no modo de controlar despesas e na prestação de contas dos Dicastérios

Da Redação, com Rádio Vaticano

É necessário desburocratizar, diz Cardeal sobre nova SecretariaO prefeito da nova Secretaria para a Economia,  Cardeal George Pell, afirmou que o organismo irá simplificar as movimentações econômicas e administrativas da Santa Sé, sendo de grande contribuição para todos os departamentos do Vaticano.

“Se fizermos um uso melhor dos recursos a nós confiados, poderemos melhorar a nossa capacidade de sustentar as boas obras da Igreja, em particular as nossas obras em favor dos pobres e dos desfavorecidos”, conta o Cardeal.

As palavras do purpurado foram divulgadas pelo site da Arquidiocese de Sidney, conduzida por  ele há 12 anos. Dentro de poucos dias o Cardeal deixará a Austrália para assumir o novo trabalho em Roma.

O novo prefeito explica que o trabalho da Secretaria será auxiliado pelo Conselho para a Economia e se ocupará da gestão “dos fluxos financeiros de cada dicastério, a partir de um processo de revisão e redução da despesa pública”.

De acordo com o Cardeal Pell, a cada três meses haverá uma verificação sobre entradas e despesas, a fim de reformar o modo de programar os balanços de cada dicastério.

“Hoje é muito dispersivo, por vezes não é suficientemente transparente. A ideia é a inserção de verificação e balanço, dando novamente unidade ao balanço, mas, ao mesmo tempo, prevendo maior autonomia de despesa de cada dicastério, que hoje para comprar um bloco de anotações devem ser preenchidos vários módulos. É necessário desburocratizar”, diz o Cardeal.

Sobre o Conselho para a Economia, que será composto por oito cardeais ou bispos e sete leigos, o Cardeal afirma ter sempre reconhecido a necessidade para a Igreja de uma condução feita por especialistas neste setor.

“Devemos estar abertos à consultoria de especialistas e conscientes da possibilidade de melhorar o modo em que gerimos a nossa administração financeira”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo