Diante de conflitos

Dom Pizzaballa convida à vigília de oração pela paz na Terra Santa

Ordinários católicos da Terra Santa mostraram preocupação com recentes conflitos; “precisamos rezar”, afirma Dom Pizzaballa

Gracielle Reis
Da Terra Santa 

Vigília de oração pela paz na Terra Santa será neste sábado, 19 / Foto: Arquivo Canção Nova

Diante dos recentes conflitos na fronteira da faixa de Gaza, o administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, convida para uma vigília de oração neste sábado, 19. 

“Convido toda a comunidade cristã da diocese [de Jerusalém] a unir-se em oração pela Terra Santa, pela paz de todos os seus habitantes, pela paz de Jerusalém, por todas as vítimas deste interminável conflito. Precisamos rezar mais pela paz e nossa conversão e por todos”, afirma Dom Pizzaballa em nota datada de 15 de maio. 

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 16, a assembleia dos ordinários católicos da Terra Santa manifestou sua preocupação a respeito dos 60 mortos e cerca de 3 mil feridos durante os protestos que aconteceram na fronteira da Faixa de Gaza.

Segundo os religiosos, o fato poderia ter sido evitado com o uso de armas não letais. Ainda no texto, convocaram as partes envolvidas a cessarem a violência e acabarem com o cerco imposto aos dois milhões de palestinos em Gaza. A nota ressalta ainda que qualquer movimento ou decisão unilateral sobre a Cidade Santa de Jerusalém não contribui para os avanços na paz tão aguardada entre israelenses e palestinos.

“Aproveitamos essa oportunidade para expressarmos nosso compromisso com a posição, já vista várias vezes, de que Jerusalém seja uma terra aberta a todas as pessoas, como coração das três religiões monoteístas, evitando medidas unilaterais. Cremos não haver motivo que impeça a cidade de ser a capital tanto de Israel quanto da Palestina, o que deve ser feito através de negociação e respeito mútuo”.

Com a proximidade da Solenidade de Pentecostes, os ordinários convocam todas as igrejas à oração pela paz e justiça na Terra Santa.

A assembleia dos ordinários católicos reúne os líderes das Igrejas dos ritos latino, maronita, melquita, armênio e sírio-católico

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo