Romaria Salesiana

Dom Altieri preside Missa pelos 200 de Dom Bosco em Aparecida

O bispo também destacou a relação que os salesianos têm com a Virgem Maria, visto que a Igreja celebra hoje a Solenidade de Assunção de Nossa Senhora

André Cunha
Da redação

A Família Salesiana celebra neste final de semana o bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador dos Salesianos. Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1885 e revolucionou a evangelização na Igreja por meio de sua dedicação aos jovens e aos mais necessitados.

Leia mais
.: Romaria Salesiana reúne 5 mil pessoas em Aparecida (SP)

dom_altieri_romaria

Dom Antônio Carlos Altieri / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Neste sábado, 15, o Arcebispo de Passo Fundo, salesiano, Dom Antônio Carlos Altieri, presidiu a Missa no Santuário Nacional de Aparecida que completou a programação da Romaria Salesiana por ocasião dos 200 anos de Dom Bosco.

Dom Altieri, na homilia, afirmou que o tema das celebrações pelo bicentenário “Com Dom Bosco, com os jovens e para os jovens”, ajuda a ir ao cerne da espiritualidade de Dom Bosco que é sua caridade educativa e pastoral. Como recordou, ela tem seu modelo em Cristo Bom Pastor e encontra sua oração no lema de vida salesiano: “Dai-me alma e ficai com o resto”.

O bispo também destacou a relação que os salesianos têm com a Virgem Maria, visto que a Igreja celebra hoje a Solenidade de Assunção de Nossa Senhora. “Uma vez que somos da Família de Dom Bosco, não podemos nos imaginar sem Ela, porque foi Ela quem tudo fez e continua a fazer. Cabe a nós contemplarmos Maria com os olhos da inteligência e do coração”.

A exemplo de Maria que cuida de seus filhos, Dom Altieri convidou à “amada Família Salesiana” a, como Dom Bosco, cuidar da vida, e uns dos outros. “Também nós hoje queremos pedir a Maria: sê a nossa mãe e ensina-nos a cuidar da vida neste mundo”.

Para o bispo, só será possível acompanhar Dom Bosco e os tempos de hoje à medida em que colocarem Maria, “Mãe e Mestra, no lugar que Ela continua merecendo, como Estrela da Evangelização”.

Por fim, convidou aos salesianos a inflamarem seus corações com a caridade pastoral, afim de que os jovens encontrem a Cristo e tornem-se convictos promotores da vida, protagonistas da cultura do encontro e testemunhas da alegria.

A Romaria da Família Salesiana continuará na sede da Comunidade Canção Nova neste sábado, 15, com shows à noite, no Rincão do meu Senhor. No domingo, 16,  a programação em Cachoeira Paulista(SP) contará com Missa às 7h, palestras e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo