Salesianos

Vésperas do bicentenário: padre comenta carisma de Dom Bosco

Entenda como Dom Bosco usava um sistema educativo eficaz para formar bons cristãos e honestos cidadãos; o método é aplicado pelos salesianos em mais de 130 países

Da Redação
Luciane Marins

Neste domingo, 16, a Igreja celebra o Bicentenário de nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana. A herança espiritual deixada por ele, há 200 anos, impressiona por sua atualidade.

Para o Papa Francisco, o dom recebido pelo santo salesiano é um carisma para os tempos modernos. Em uma carta enviada ao padre Ángel Fernandez Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, Francisco destaca como é viva na Igreja sua memória como santo educador e pastor dos jovens.

Padre Sílvio César Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos (SP) / Foto: Canção Nova

Padre Sílvio César Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos (SP) / Foto: Canção Nova

O pároco da Paróquia Sagrada Família de São José dos Campos (SP), padre Sílvio César Silva (SDB), explica que perceber a juventude abandonada na sociedade daquela época despertou em Dom Bosco o desejo de trabalhar pelo desenvolvimento integral dos jovens, por meio da educação e da evangelização. “Ele via muitos adolescentes sendo forçados nos trabalhos, com cargas horárias pesadas. Então, o coração dele foi tocado em querer ser um caminho de ajuda para esses jovens”.

A falta de perspectiva humana e social, à qual grande parcela da juventude está submetida ainda hoje, inspira os mais de 15 mil salesianos em todo o mundo a dedicarem-se ao serviço especialmente dos jovens mais pobres e abandonados. “O tempo todo somos procurados por jovens que querem uma direção espiritual, uma conversa, que se sentem abandonados, feridos; então, a gente vê que é muito atual o carisma de Dom Bosco.”

.: Bispo explica por que Dom Bosco dedicou sua vida aos jovens
.: Relíquias de Dom Bosco ficarão permanentemente no Brasil

Sistema Educativo de Dom Bosco

Padre Sílvio explica que Dom Bosco não escreveu um sistema educativo, mas viveu de tal modo sua entrega a Deus e aos jovens, que já se percebia ali um grande projeto de educação. “Ele usou uma forma muito simples, de aproximar-se dos jovens, ser amigo deles”.

A Pedagogia Salesiana foi fundada em três bases: razão, religião e amorevollezza. A razão: para Dom Bosco é preciso formar a pessoa ideal para a sociedade, com valores, sabedoria e conhecimento. A religião: é alma do sistema. Dom Bosco tinha a preocupação de que os jovens não se afastassem do caminho de Deus. A grande meta dele era formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Por fim, a amorevollezza, uma palavra italiana sem tradução em outra língua, significa que o amor deve ser demonstrado, ou seja, não basta amar, é preciso fazer com que o outro se sinta amado.

“O carisma se torna atual e muito prático. Hoje, onde temos um trabalho com o jovem, que é a ‘menina dos olhos’ do salesiano, temos esse cuidado de perguntar se ele está bem, se vive bem, perguntar sobre seus problemas e dificuldades; enfim, trazê-lo para o caminho de Deus, mas não de maneira fria, e sim demonstrando esse amor, essa afetividade e carinho”, explica padre Sílvio.

Os benefícios do estilo educativo de Dom Bosco vão além das instituições de ensino que o adotam e atingem também as famílias dos jovens. Nos 132 países em que os salesianos atuam a dimensão familiar é parte importante desse processo.

“Dom Bosco traz mamãe Margarida para morar com ele, exatamente por esse lado afetivo de família. Ele não queria que parecesse uma ONG de rapazes, mas que fosse uma grande família, cuidada por ele e por mamãe Margarida.”

Vocação

Padre Sílvio, que frequentava obras salesianas desde menino, percebeu na convivência com os padres que sua vocação foi sendo despertada. Ele conta que os padres, a exemplo de Dom Bosco, eram muito próximos dos jovens, ficavam no meio deles. “Eu achava a figura desses padres diferente, eles eram próximos, iam brincar com a gente, ‘perdiam’ tempo com a gente, ali não víamos aquele padre distante no altar.”

Padre há 14 anos, ele procura viver sua vocação a exemplo do santo educador e dos padres que o cativaram. “Hoje, meu grande sonho é ser um pouquinho do coração de Dom Bosco na vida da juventude, das famílias e da sociedade.”

Bicentenário

Desde 2011, a família salesiana em todo mundo se prepara para o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Foram 3 etapas, a primeira centralizada em sua história; a segunda, em sua pedagogia; e a terceira, em sua espiritualidade.

.: Todas as notícias sobre o Bicentenário de Dom Bosco

Seminários, conferências, espetáculos artísticos, livros, exposições, e muitas outras iniciativas marcaram esses anos. O ápice das celebrações acontece, neste domingo, 16, com a comemoração dos 200 anos de seu nascimento.

Os 15.298 salesianos, presentes em 132 países, além dos 30 grupos da família salesiana, são um sinal da vivacidade desse carisma. “Que bom que um dia Deus nos deu esse padre e a congregação salesiana!”

Assista à série sobre Dom Bosco produzida pela equipe do CN Notícias

.: Série Especial – Brasil Salesiano
.: O Método Preventivo de Dom Bosco
.: Trabalho social e cuidado com os jovens
.: A família salesiana
.: Trabalho no país começou em Niterói

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo