17 a 21 de novembro

Dignidade do migrante é tema de evento mundial em Roma

Pastoral das Migrações promove evento que procura dar respostas adequadas ao fenômeno da migração econômica e discutir a dignidade do migrante

Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes promove seu VII Congresso Mundial na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, de 17 a 21 de novembro.

Com o tema “Cooperação e desenvolvimento na pastoral das migrações”, o encontro pastoral deverá dar respostas adequadas ao fenômeno da migração econômica e promover o potencial social que os povos em movimento oferecem a Igrejas e comunidades. O congresso vai analisar ainda os direitos e a identidade dos migrantes a fim de garantir a sua dignidade e promover sinergias para construir bases sólidas para o futuro.

Na agenda, há três temas principais: diáspora e cooperação para o desenvolvimento do mundo e da Igreja; os migrantes como parceiros nos países de origem, trânsito e destino; e a dignidade do migrante, criado à imagem e semelhança de Deus e que traz impressa em si a imagem de Cristo migrante.

Os participantes vão examinar também a questão da família migrante, fonte de cultura da vida, que precisa de acompanhamento pastoral para curar as feridas do abandono das próprias raízes.

Também será tratada a realidade da migração feminina, que representa quase 50% da população migrante. As mulheres hoje são co-protagonistas e deixam seus países, cada vez mais, em busca de melhores condições de vida.

Por fim, serão analisados problemas e potencialidades vinculados à migração juvenil: aumenta o número de jovens que se afastam do lar para encontrar trabalho e chegam aos países que os recebem com suas fragilidades e expectativas.

Participarão do evento cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, delegados fraternos do Conselho Ecumênico das Igrejas, do Patriarcado Ecumênico, da Comunhão Anglicana e da Federação Luterana Mundial, além de especialistas, acadêmicos e enviados de organizações internacionais, movimentos eclesiais e associações.

O Papa Francisco receberá os participantes do VII Congresso Mundial da Pastoral de Migrantes na sexta-feira, 21, às 12h, no Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo