MIGRANTES E REFUGIADOS

Conflitos, pobreza e mudanças climáticas deslocam pessoas no mundo

Diversos fatores contribuem para o êxodo de migrantes em diversas partes do mundo, abrangendo África, América e Ásia

Da redação, com Vatican News

A migração tem sido um fenômeno registrado no mundo todo / Foto: rawpixel.com por Freepik

Diversos fatores estão impulsionando um êxodo de migrantes em muitas partes do mundo — desde África, América e Ásia. O conflito, a pobreza e o clima são apenas algumas das razões que têm motivado esses deslocamento pelo globo.

Atravessando o Mediterrâneo

Na Europa, o impacto da migração se tornou mais forte em Lampedusa, o epicentro da travessia irregular pelo Mediterrâneo à Europa. A ilha italiana, que fica entre a Tunísia e Malta, viu as chegadas duplicarem este ano em comparação ao ano passado e triplicarem em comparação com 2021.

Essas travessias estão repletas de perigo. A Organização Internacional para as Migrações afirma que quase 2 mil migrantes perderam a vida só este ano enquanto tentavam chegar à Europa por mar. Um dos piores desastres migratórios ocorreu ao largo da costa da Grécia, quando um barco virou, matando centenas de pessoas.

Em continentes inteiros para fugir da guerra

A Europa assistiu à chegada de refugiados ucranianos provenientes da invasão russa.

Na África persistem várias crises migratórias, incluindo a Etiópia onde, devido a razões econômicas e ao conflito armado no norte do país, as pessoas continuam a fugir ou a se deslocarem. No Sudão, mais de 100 mil pessoas deixaram o país desde que eclodiram os combates entre forças rivais no início deste ano.

Uma realidade da Ásia à América do Sul

Na Ásia, milhares de Rohingya fugiram de Mianmar nos últimos anos — inúmeros navios tentaram cruzar o Mar de Andamão e a Baía de Bengala. E no México, a onda de migrantes que viajam para o norte, vindos principalmente da América do Sul, colocou uma pressão crescente sobre o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo