15 DE MARÇO

Dia Mundial do Consumidor: saiba como se proteger na internet

Somente em 2023, 80 mil golpes foram aplicados contra o consumidor brasileiro, segundo a ABComm; saiba como se proteger e evitar golpes em ambiente virtual

Thiago Coutinho
Da redação

De janeiro a outubro de 2023, 80 mil golpes foram aplicados em compras e vendas virtuais no Brasil / Foto: Maxim Ilyahov por Unsplash.com

Nesta sexta-feira, 15, é comemorado uma data peculiar: o Dia Mundial do Consumidor. Com o aumento das relações comerciais na sociedade, a data criada reforça a proteção e os direitos dos consumidores.

Há 60 anos, mais precisamente em 1962, o presidente estadunidense John Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Nacional do país e instituiu algumas garantias a quem consome, como o direito à informação sobre os produtos adquiridos ou à segurança na comercialização de produtos perigosos — embora possam parecer diretrizes básicas numa relação comercial, até então pouco havia sido dito por autoridades mundiais.

A chegada da internet

A rede mundial de computadores trouxe muitas oportunidades e um vasto campo para quem compra e para quem vende. Ao longo dos anos, comprar pela internet se tornou algo corriqueiro e comum.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), apenas em 2022 o comércio eletrônico brasileiro atingiu a marca de R$ 169,6 bilhões — crescimento de 5% se comparado ao ano anterior. Eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda foram os itens mais consumidos pelos brasileiros em ambiente virtual.

Apesar do volume vultoso, as compras virtuais também podem causar dores de cabeça. De janeiro a outubro de 2023, 80 mil golpes foram aplicados em compras e vendas on-line, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Outro levantamento, realizado pela seis maiores lojas virtuais do País, informou que sete em cada dez vítimas são homens de até 31 anos.

A modalidade mais praticada pelos golpistas é o falso pagamento: um indivíduo vende algum produto e o responsável pelo golpe envia um comprovante de pagamento falso. Estes foram responsáveis por 54% das vítimas. Em seguida está a invasão de contas (22% dos golpes aplicados). Nesse caso, os golpistas usam o login e a senha do próprio usuário para fazer compras. Por fim, os falsos anúncios de grandes promoções, que sempre parecem muito vantajosas, são a terceira prática golpista a atingir consumidores (21% deles).

Como se proteger?

A Febraban oferece dez dicas para que o consumidor não caia em golpes. Confira-as a seguir:

1. Cuidado com as suas senhas
Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.

2. Cuidados com seu cartão
Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.

3. Confira seu cartão após uma compra
Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.

4. Ative duplo fator de autenticação
Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.

5. Atenção com ligações
Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.

6. Nunca clique em links desconhecidos
Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.

7. Cuidado em compras online
Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.

8. Cuidado nas operações bancárias
Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.

9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo
Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.

10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais
Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo