Dia do Idoso 2019

Dia Internacional destaca protagonismo das pessoas idosas na sociedade

Para o Papa, idosos alimentam a cultura da esperança e garantem a sobrevivência de um país, de uma pátria e da Igreja

Da redação, com Vatican News

Há cerca de um bilhão de homens e mulheres com mais de 60 anos no mundo/ Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

“Quando os idosos são negligenciados perdemos – digamos isso sem vergonha – a tradição, que não é um museu de coisas velhas, é a garantia do futuro, é o suco das raízes que faz a árvore crescer e dar flores e frutos”. As palavras do Papa Francisco na missa da Casa Santa Marta nesta segunda-feira, 30, ressoam como uma advertência para o Dia Internacional das Pessoas Idosas, instituído pela ONU em 1990 e celebrado nesta terça-feira, 1.

Atualmente, há cerca de um bilhão de homens e mulheres com mais de 60 anos e as previsões indicam que até 2030 mais 400 milhões chegarão a esta idade, marcando um crescimento de quase 50% e superando o número de jovens e crianças com menos de 10 anos.

As pessoas com mais de 80 anos chegarão a triplicar nos próximos 30 anos, passando de 143 milhões de 2019 a 429 milhões em 2015. O maior aumento será nos países em desenvolvimento, onde atualmente vivem quase dois terços dos idosos do mundo. O maior crescimento será na Ásia, enquanto que a África terá um maior aumento percentual de idosos. “O envelhecimento da população está destinado a se tornar uma das mais significativas transformações sociais do século XIX”, advertiu a ONU. 

Papa Francisco e os idosos

O Papa Francisco reafirmou inúmeras vezes a sua proximidade para com as pessoas idosas: “Eu também sou idoso”, recordou. O Santo Padre pede em seus discursos que todos não deixem de dar atenção aos que sofrem por doenças, exclusão ou solidão. “São as raízes e a memória de um povo, os anciãos são um tesouro, são a sabedoria, um patrimônio das nossas comunidades”, disse o Pontífice.

“Quantas vezes se descartam os idosos com comportamentos de abandono que são uma verdadeira eutanásia encoberta”, afirmou o Papa certa vez. “O idoso não é um alieno. Os idosos somos nós: daqui a algum tempo, não muito, inevitavelmente, mesmo se não pensamos nisso. E se não aprendermos a tratar bem os idosos, também nós seremos tratados assim”. “Gostaria que o Prêmio Nobel fosse dado aos idosos que dão memória à humanidade”, desejou Francisco.

Papel dos idosos na sociedade

O protagonismo dos idosos é confirmado pela própria ONU que neste dia reitera o “significativo papel” desenvolvido na sociedade como “líderes” e “guardiões da tradição”, e ao mesmo tempo denunciando a vulnerabilidade: “Muitos vivem na pobreza, com deficiências ou sofrem discriminações”. E se o melhoramento das condições médicas em escala global – faz notar a ONU – levou ao aumento do número de idosos, “também aumentaram as suas necessidades e sua contribuição ao mundo”.

Mesmas oportunidades para todas as idades

O tema do Dia do Idoso 2019 é “Viagem rumo a igualdade de idade”, para que os idosos tenham condições de participar ativamente da vida social, econômica e política em todas as formas de desenvolvimento, reduzindo as desigualdades de velhice dentro dos países e entre os países. Tudo isso na convicção de que a todos, independente da idade, sexo, deficiência, etnia, religião e status econômico devem ser garantidas oportunidades iguais de inclusão social, indispensável para alcançar até 2030 os objetivos fixados pela ONU na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo