Relatório OIT

Desemprego atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo

Cerca de  74 milhões de jovens no mundo estão sem trabalho e não existem perspectivas de novas vagas.

Liliane Borges
Da Redação, com Organização Internacional do Trabalho

Desemprego atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo

Segundo relatório, até 2018, mais de 13 milhões de pessoas estarão em busca de trabalho pela primeira vez / Foto: Arquivo

O desemprego em 2013 atingiu a marca de 202 milhões de pessoas no mundo. É o que aponta o relatório de Tendências Mundiais de Emprego 2014, da Organização Mundial do Trabalho (OIT),  publicado nesta segunda-feira, 20.

“O crescimento do emprego continua fraco, o desemprego continua aumentando, sobretudo entre os jovens,  e um grande número de potenciais trabalhadores desalentados permanece fora do mercado de trabalho”, afirma  a OIT.

Apesar do crescimento econômico e o aumento na produção industrial, os investimentos são destinados ao mercado de ativos e não à economia corrente, o que interfere na perspectiva de emprego a longo prazo.

A taxa de desemprego entre os jovens chegou aos 13,1%, sendo o setor que mais gera preocupação no mundo. Isso quer dizer que cerca de 74,5 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão sem perspectiva de trabalho.

Um outro dado preocupante refere-se ao futuro da população mundial no setor. “Estima-se que o número de pessoas em busca de trabalho aumentará em mais de 13 milhões até 2018”, relata a OIT. Na América Latina e no Caribe, o crescimento do desemprego continua a ser mais rápido que a abertura de vagas no mercado.

O motivo do fraco crescimento, segundo a Organização, está nas reduções do gasto público e o aumento dos impostos sobre  as empresas privadas e as famílias.

“A falta de coordenação estratégica entre as políticas monetárias e fiscais aumentou de maneira substancial a incerteza dos mercados laborais, com empregadores que frequentemente estão relutantes a contratar ou fazer investimentos a longo prazo”, conclui o relatório.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo