MEDIADOR

Descubra as contribuições do Pontífice na diplomacia internacional

O Papa Francisco também se destacou por sua voz firme e ativa na cena política global. O Pontífice atuou como mediador em conflitos, defensor da paz e presença constante nos grandes debates humanitários. Um líder que marcou a diplomacia nas relações internacionais.

Reportagem de Aline Imercio e Antônio Matos

Francisco sempre rezou pela paz e isso fez dele um Papa que dialogou com muitos países pelo fim de conflitos. “Obama disse uma vez que a maior parte dos líderes políticos faziam com que as pessoas quisessem um mundo melhor, mas Francisco era aquele que fazia as pessoas quererem ser melhores”, apontou o sociólogo, Francisco Borba.

De acordo com especialistas em política, Papa Francisco foi um grande líder diplomático, dialogou com países em guerra e autoridades que viviam grandes conflitos, mas sobretudo, sempre zelou por aqueles que mais sofriam. “O Papa além de ser um líder religioso ele é um líder político e diplomático. E Francisco soube exercer todos esses papéis com muita sabedoria”, constatou o cientista político e pesquisador da USP, Pedro Costa Junior.

“A posição de Francisco não é uma posição de estar do lado deste ou daquele, é de estar do lado de quem está sofrendo”, acrescentou Francisco Borba.

Entre as relações diplomáticas de seu pontificado, o Santo Padre mediou o diálogo entre autoridades dos Estados Unidos e Cuba em 2014, e mais recentemente se solidarizou com aqueles que sofrem nas regiões de conflitos ente Rússia e Ucrânia. E também na Faixa de Gaza. “Na Igreja Católica, na Faixa de Gaza, como nós sabemos, ele ligava todos os dias, ás vezes quatro vezes por dia”, completou o pesquisador da USP.

Papa Francisco também teve significativas contribuições com as questões ecológicas mundiais: “Francisco quando escreveu a Laudato Si, é um texto totalmente marcado pelo fascínio com a pessoa, principalmente o modo de ser de São Francisco, pelo seu carinho, pela sua relação com a natureza, sua relação com os pobres, e ele recupera esse fascínio quando fala da ecologia”, explicou o sociólogo.

Em todo o campo diplomático que atuou, Francisco deixou a marca do evangelho. E mesmo sem acabar com as guerras e sem diminuir as agressões ambientais, o sucessor de Pedro deixa em nossos corações, um desejo de mudar o que está errado no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo