Congresso irá refletir documento do Vaticano sobre a revelação divina que, neste ano, completa 50 anos de sua publicação
Da redação, com Rádio Vaticano
“Há 50 anos da Dei Verbum” será o tema da 8ª edição do Congresso Bíblico Internacional realizado em Medelim, Colômbia, nos dias 30 e 31 de julho.
Organizado pela Pontifícia Universidade Bolivariana, o simpósio vai se inspirar na Carta aos Hebreus, em particular no capítulo 4 versículo 12: “A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos”.
As reflexões irão desde “A explicação e a interpretação da Bíblia, dois momentos de um único processo” até “A leitura crítica da Bíblia após a Dei Verbum”. Os temas centrais também serão as análises críticas sobre métodos exegéticos de ontem e de hoje, relativos à Palavra de Deus.
Os trabalhos serão abertos pelo Reitor Geral do Ateneu, padre Julio Jairo Ceballos Sepúlveda, e pelo Diretor do Instituto de Humanismo Cristão, padre Guillermno León Zuleta.
Constituição conciliar sobre a Divina Revelação
A Dei Verbum é uma Constituição dogmática do Concílio Vaticano II, promulgada em 18 de novembro de 1965, durante o pontificado de Paulo VI. Como lê-se na introdução, ela, “seguindo os passos dos Concílios Tridentino e Vaticano I, pretende propor a genuína doutrina sobre a revelação e a sua transmissão, para que, pelo anúncio da salvação, o mundo inteiro ouvindo creia, crendo espere e esperando ame”.