Nos dias 24 a 26 de maio

Custódio da Terra Santa convida fiéis para a visita do Papa

Padre Pierbattista Pizzaballa pediu que além da oração pela visita do Papa à Terra Santa, os cristãos visitem a região

Da Redação, com Agências

Custódio da Terra Santa convida os fiéis a peregrinarem com o Papa

Custódio da Terra Santa gravou mensagem aos cristãos para que visitem a Terra de Jesus / Foto: Arquivo

O Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, fez um convite, nesta terça-feira, 13, aos cristãos para que visitem a Terra Santa junto ao Papa Francisco. Em uma videomensagem gravada para o evento e preparada em colaboração com o Ministério de Turismo, o sacerdote sublinha a importância do local  para a  fé cristã, e recorda que  Deus se manifestou na história, mas também em um local geográfico preciso: a Terra Santa”.

Padre Pizzaballa ressaltou  a importância de se visitar a Terra Santa para viver um encontro com Jesus. “Este ano temos a alegria de ter em meio a nós o Papa Francisco, como um peregrino especial que chegará em peregrinação de oração e paz, como ele mesmo afirmou, onde encontrará também outros cristãos das comunidades e sobretudo com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu”, afirmou o Custódio.

Padre Pierbattista Pizzaballa, por fim,  salientou a importância de unir-se em oração ao Papa neste encontro, mas sobretudo, reiterou a necessidade  dos cristãos visitarem a Terra Santa.

Padre Pierbattista foi nomeado Custódio da Terra Santa em maio de 2004, por um período de seis anos, sendo reconfirmado pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, em maio de 2010 para outro mandato.

O Custódio da Terra Santa é o ministro provincial dos Frades Menores que vivem em todo o Oriente Médio. Tem a jurisdição nos territórios de Israel, Autoridade Palestina, Jordânia, Líbano, parte do Egito, Chipre e Rode, sem contar as numerosas casas e comissariados em várias partes do mundo, como Roma e Washington.

A missão principal de um Custódio é o de coordenar e dirigir a acolhida de peregrinos que se dirigem à Terra Santa em peregrinação. Esta missão lhe foi conferida pela Santa Sé há mais de 600 anos. O termo usado para designar esta tarefa era de “custódia” dos lugares sagrados, do qual derivam as expressões ainda em uso, ou seja, “Custódia” e “Custódio”.

Na Terra Santa,  o Custódio é considerado uma das principais autoridades religiosas cristãs. Junto ao Patriarca Greco-Ortodoxo e ao Patriarca Ortodoxo Armênio, é responsável pelo status quo – código que regula a vida dentro do Santo Sepulcro de Jerusalém e da Igreja da Natividade de Belém.

A videomensagem, em português, pode ser visualizada no link: http://youtu.be/4wfada-VWjc


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo