Secretário do Conselho Mundial de Igrejas indicou este domingo, 29, como a data de oração pelos povos atingidos pelas guerras no Oriente Médio
Rádio Vaticano
Este domingo, 29, foi indicado pelo Secretário do Conselho Mundial das Igrejas, Reverendo Olav Fykse Tveit, como a data de oração pelos povos atingidos pelas guerras no Oriente Médio. O reverendo fez um apelo a todas as comunidades eclesiais para rezarem também, durante a quaresma, por esses povos.
A iniciativa tem como objetivo reavivar a esperança neste momento de vulnerabilidade das minorias e da ameaça de perda do tecido social nos países da região.
“Muitas Igrejas e cristãos de todo o mundo ofereceram sua solidariedade e proximidade promovendo vigílias de oração, momentos de recolhimento, assistência humanitária e apoio à paz”, ressalta o Secretário.
“No Oriente Médio, principalmente Iraque, Síria, Líbia e Egito, foram cometidas atrocidades insuportáveis”. Segundo um balanço do Observatório Nacional de direitos humanos, mais de 220 mil morreram no conflito civil na Síria, desde 2011. Destes, cem mil eram civis, mais de dez mil menores, crianças e adolescentes. As minorias religiosas e étnicas continuam a ser as comunidades mais vulneráveis; enfrentam o risco de serem exterminadas ou exiladas de sua própria região.
Para o dia de oração, o Secretário do CMI convidou as comunidades a adotar uma oração comum e utilizar os recursos litúrgicos colocados à disposição no site da organização ecumênica. Os textos indicados podem ser adaptados com base nos diferentes calendários, ritos e tradições eclesiais.