Cessar-fogo

Crise na Ucrânia: firmada trégua de fim de ano

Governo e rebeldes pró-russos firmaram uma trégua até meados de janeiro; civis poderão celebrar em paz o Natal e o Ano Novo

Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano

Na Ucrânia, um novo cessar-fogo entre a capital Kiev e os rebeldes pró-russos foi alcançado pelo grupo de contato Rússia-Ucrânia (OSCE) e está em vigor desde a 0h desta quarta-feira, 23, até meados de janeiro. Trata-se de uma trégua importante sobretudo para os civis de Donbass, que na semana passada viram aumentar a violência do conflito.

Um pleno e incondicional cessar-fogo. Em Donbass, foi assinada essa nova trégua de fim de ano entre Ucrânia e os rebeldes pró-russos do Leste em um quadro de sanções econômicas à Rússia por parte da União Europeia pela falta de aplicação dos acordos sobre a crise ucraniana. Segundo a porta-voz do negociador de Kiev, essa “é uma iniciativa importante antes de tudo para os civis, que poderão, assim, celebrar em paz o Natal e o Ano Novo”.

Leia também
.: Papa conversa com Vladimir Putin sobre crise na Ucrânia
.: Sínodo faz apelo de paz no Oriente Médio, Ucrânia e África

A OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) acolheu bem a trégua, mas advertiu sobre as tensões nas regiões de Donetsk e Luhansk. Kiev e os rebeldes já tinham firmado um cessar-fogo em setembro, o que já havia reduzido as hostilidades, mas não conseguiu colocar fim à violência.

O conflito ucraniano é considerado silencioso e de baixa intensidade e continua a provocar mortes todos os dias. Enquanto isso, na frente diplomática, os representantes de ambas as partes se encontrarão na capital bielo-russa no início de janeiro para novas tentativas de negociações de paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo