Bispo denuncia

Crianças são aliciadas por grupos criminosos na Colômbia

Bispo de Tumaco denuncia ação de grupos guerrilheiros que sequestram crianças para o trabalho forçado nos exércitos

Da Redação, com Agência Fides

Crianças são aliciadas por grupos criminosos na Colômbia

Dom Gustavo Girón Higuita pede ação concreta do Estado colombiano / Foto: Site Cúria de Tumaco

“Em Tumaco as crianças são levadas pelas FARC e pelos bandos criminosos que as usam em sua guerra”. A  denúncia foi feita pelo bispo de Tumaco, Dom Gustavo Girón Higuita, nesta terça-feira, 20. O bispo sublinha que o Estado colombiano há tempos “deixou ao seu destino a infância do país e a entregou aos mais fortes e à lei da floresta”.

Segundo informações enviadas à Agência Fides, por uma fonte local, o Bispo se expressou nestes termos comentando o atentado ocorrido no dia 14, em Tumaco. Um adolescente de 14 anos foi morto enquanto jogava uma granada de explosivos contra um grupo de policiais. Junto com ele, morreu outro menino de 12 anos, e sete agentes policiais ficaram feridos.

O comandante da Polícia de Nariño, coronel Hugo Márquez, atribuiu o episódio a um grupo de membros das FARC, mas não ficou excluída a participação de grupos criminosos.

Para o Bispo, somente na cidade de Tumaco, com cerca de 150 mil habitantes, as crianças recrutadas por grupos criminosos  são pelo menos 60. Ainda  segundo Dom Gustavo,  nesta situação, existe a responsabilidade do Estado, pois “há anos, a infância foi abandonada aqui e em outros lugare”s.

“Não há escolas suficientes, não há assistência de saúde, de trabalho nem serviços. Ou seja, não existe o Estado e é muito fácil que qualquer grupo se aproxime de crianças e as leve para onde quiserem.  Boa parte dos jovens levados são órfãos”, concluiu Dom Girón.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo