Missionário salesiano

Coronavírus: morre vigário apostólico da Etiópia

Dom Angelo Moreschi SDB, faleceu aos 68 anos, em Brescia, norte da Itália

Da Redação, com ANS – Agência de Informação Salesiana

A Família Salesiana lamenta a morte do Vigário Apostólico de Gambella (Etiópia), Dom Angelo Moreschi SDB, aos 68 anos. O bispo faleceu nesta quarta-feira, 25, em Brescia, por coronavírus.

Dom Angelo tinha 68 anos e era Vigário Apostólico de Gambella, na Etiópia / Foto: Agência de Informação Salesiana

O Arcebispo Moreschi nasceu em Nave (BS) no dia 13 de junho de 1952 e frequentou o noviciado salesiano em Albarè. Fez os primeiros votos religiosos no dia 1º de setembro de 1974, emitiu os votos perpétuos em Cremisan (Israel) no dia 15 de agosto de 1980 e foi ordenado sacerdote no dia 2 de outubro de 1982, em Brescia.

Ele partiu como Missionário para a Etiópia servindo como Pároco e Diretor em Dilla (1991-2000) e ocupando o cargo de Conselheiro Inspetoria da então Visitadoria África Etiópia-Eritreia (1998-2001).

No dia 16 de novembro de 2000 foi nomeado Prefeito Apostólico de Gambella. Em 5 de dezembro de 2009, a Prefeitura foi elevada a Vicariato e ele, então, foi nomeado Bispo titular de Elefantaria da Mauritânia e Vigário Apostólico de Gambella, recebendo a consagração episcopal no dia 31 de janeiro de 2010.

Em sua missão como Prefeito e, em seguida, como Vigário Apostólico, Dom Moreschi dedicou-se aos pequenos e humildes, sempre acompanhado de um espírito prático e um forte zelo apostólico. Muitos ainda se lembram de quando o salesiano visitava as aldeias em seu velho jipe, ou de lancha, quando as estradas estavam inundadas nas aldeias ao longo do rio Baro e distribuía biscoitos vitaminados para as crianças desnutridas.

Leia também:
.:Fechada Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém
.: Como ajudar as crianças a vivenciarem este momento de pandemia
.: Qual o lugar da caridade em tempos de coronavírus?

O Arcebispo Moreschi exerceu sua missão servido aos jovens, os pobres e os mais necessitados por 46 anos, sendo 38 anos como sacerdote e dez como bispo.

Ainda não há informações sobre o sepultamento do religioso salesiano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo