Visita do Papa

Coral já tem repertório para missa com Bento XVI

Um coral de mil vozes está se preparando para cantar na missa que Bento XVI deve presidir em São Paulo. A celebração será no dia 11 de maio, no Aeroporto do Campo de Marte. O coral é composto por grupos de paróquias do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

O repertório foi escolhido pela comissão organizadora da visita do papa. Entre as músicas estão o hino oficial da passagem de Bento XVI ao Brasil e o famoso canto pastoral Pelos prados e Campinas, uma versão cantada do salmo 22. Também haverá dois hinos em homenagem a Frei Galvão, que será canonizado na ocasião.

Segundo o maestro Ricardo Mielli, responsável pelo coral, os membros da orquestra sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo se reúnem semanalmente para praticar os cantos: “Os corais também já receberam as partituras e após o fim da semana santa todos passam a ensaiar juntos”, diz.

O local de encontro dos grupos será o próprio Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Por enquanto eles estão ensaiando separadamente nas paróquias de origem. Para padronizar a aparência dos cantores, todos usarão camisas brancas e calças pretas.

O maestro Ricardo Mielli participou da cerimônia de beatificação de Frei Galvão em 25 de outubro de 1998 quando também regeu um coral com mil vozes. Desde o ano passado, Ricardo já vinha conversando com a cúria diocesana para participar da visita do papa.

Mielli começou a estudar piano aos 10 anos. Formou-se bacharel em Composição e Regência pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, do qual é o atual regente da orquestra sinfônica.  O coral será acompanhado pela organista Selma Astrino, que tocou na missa celebrada pelo papa João paulo II, no Aterro do Flamengo, em 1997, durante a sua última visita ao Brasil.

Veja abaixo as músicas que serão tocadas na missa celebrada pelo Papa Bento XVI:

1- Pelos Prados (Salmo 22)
2- Hino de Acolhida ao Papa Bento XVI – Bento, Bendito o que vem
3- Marcha Pontifícia – C. Gounod
4- Venha todos para a ceia do Senhor
5- Kyrie,Eleison
6- Ladainha de todos os Santos
7- Reunidos nós hoje adoramos (hino a Frei Galvão)
8- Glória a Deus
9- Bendirei ao Senhor Deus em todo o Tempo
10- Aleluia
11- Creio Senhor
12- Bendito Sejas, Ó Rei
13- Oração Eucarística
14- Santo
15- Cordeiro
16- Bem-vindos à mesa do Pai
17- Vinde e Vede
18- Panis Angelicus – César Franck
19- Jesus Alegia dos Homens – J.S.Bach
20- Ave Maria – C. Gounod
21- Viva a Mãe de Desu e Nossa
22- Fruto Bendito (Hino a Frei Galvão)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo