Esporte

Copa do Mundo dos Padres começa em Roma

Edição do ano passado da Copa do Mundo dos Padres teve 404 participantes de 66 nacionalidades

Da redação, com Aleteia 

Clericus Cup está na décima segunda edição./ Foto: Divulgação.

Começa neste final de semana, em Roma, a XII Clericus Cup, popularmente conhecida como “Copa do Mundo dos Padres”. O torneio é disputado por times dos seminários e centros de formação de sacerdotes na capital italiana e é realizado em parceria pelo Centro Esportivo Italiano, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e pelo Pontifício Conselho para a Cultura, do Vaticano. 

Também chamada de Campeonato Mundial Pontifício, a Clericus Cup é uma iniciativa de integração e convivência fraterna entre os sacerdotes e seminaristas que estudam em Roma. Na edição de 2017, participaram 404 padres de 66 nacionalidades em 18 times.

O campeonato adapta as regras do futebol tradicional para chegar a um sentido mais transcendente: não há cartões amarelo e vermelho, por exemplo, mas apenas o “cartão azul”, que é levantado pelo árbitro quando algum jogador fica de cabeça mais quente que o adequado. Nesse caso, o atleta que cometeu a indisciplina é convidado a “refletir sobre o que fez” durante oito minutos. Além dessa educativa adaptação, outra diferença é que cada tempo das partidas dura meia hora em vez de 45 minutos. 

Na edição 2018, pela primeira vez, um mesmo sacerdote será o árbitro oficial de todo o campeonato: Jordan Coraglia, 43 anos, da diocese italiana de Brescia. Ele já foi árbitro de futebol na sua própria cidade antes de entrar no seminário. Padre Jordan afirma que “podemos educar e evangelizar através do esporte, inclusive com o apito”.

A Igreja sempre incentivou as atividades esportivas como meio saudável de integração, amizade e cuidado do próprio corpo, templo do Espírito Santo. São muitas as iniciativas pastorais neste sentido. No caso da Copa do Mundo dos Padres, a provocação é a seguinte: “Desafie o Padre… no futebol! Quem ganhar, reza pelo outro!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo