CELEBRAÇÃO

Convento de Santo Antônio recebe milhares de fiéis no coração do Rio

O Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, tornou-se palco de uma das maiores manifestações religiosas do Rio de Janeiro. Uma tradição que atravessa séculos, resistindo à correria da vida moderna, segue mobilizando milhares de fiéis.

Reportagem de Vinícius Cruz e Jairo Rec

Antes mesmo do sol nascer, a movimentação já era intensa. Fiéis de todas as idades e lugares, vieram agradecer, pedir graças e proteção a Santo Antônio.

A cirurgiã dentista, Janete Alves compartilhou.“Todos nós buscamos ajuda e Deus, não só para nós, para nossa família e para o mundo inteiro e o Brasil também, como precisa, que Deus tome conta para que tudo saia na paz de Deus”.

A devota, Sônia Pereira testemunhou. “Agradecer a cura de cinco cânceres que eu tive, muitas graças. Estava desenganada, mas estou curada, graças a Deus”.

Momento de silêncio em meio ao barulho da cidade, um instante de espiritualidade em um dos centros financeiros mais movimentados do Brasil.

O Convento de Santo Antônio foi fundado em 1608. São mais de quatro séculos de história, fé e cultura. Considerado um dos edifícios religiosos mais antigos do Brasil, é também um patrimônio da cidade.

Nas missas de hora em hora, um momento aguardado: a distribuição do tradicional pão de Santo Antônio. A tradição diz que quem recebe e guarda o pão em casa, tem alimento garantido o ano inteiro. Um gesto simbólico que atravessa gerações.

Da Fraternidade do Convento de Santo Antônio, o Frei Gustavo Medella contou. “É a manifestação do carinho que o povo sente por Santo Antônio. O nosso convento está aqui no centro do Rio de Janeiro há 417 anos. E nestes quatro séculos sempre foi um lugar de peregrinação, um lugar onde as pessoas veem agradecer,pedir, renovar as bênçãos e consagrar-se a amizade, a devoção, a esse que sem dúvida é um dos santos mais queridos do Brasil”.

O Convento de Santo Antônio, mais uma vez, mostra que a espiritualidade continua como um dos pilares mais fortes do povo carioca.“Me faz estar aqui, me faz insistir, persistir e não desistir”, a recepcionista Regina Souza concluiu expressando sua devoção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo