Próxima assembleia

Conselho do Sínodo dos Bispos analisa documento de trabalho

Documento que pauta próxima assembleia do Sínodo da Família foi revisado; agora deve ser traduzido em diversos idiomas e publicado em poucas semanas

Jéssica Marçal
Da Redação

conselho do sínodo dos bispos

Papa reunido com os bispos durante Assembleia no ano passado / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

O Vaticano segue nos preparativos para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Nesta segunda e terça-feira, 25 e 26, o Conselho Ordinário do Sínodo se reuniu para discutir o projeto do documento de trabalho que pauta a assembleia marcada para o próximo mês de outubro.

O Papa Francisco presidiu as reuniões. Com sua presença, ele destacou a importância desse caminho sinodal em curso. Em diversas outras ocasiões, ele pediu que os fiéis rezassem pelos trabalhos do Sínodo, inclusive propondo uma oração (confira ao final da matéria).

Acesse
.: Cobertura completa sobre o Sínodo da Família

O projeto do documento analisado pelo Conselho é fruto do relatório emitido na Assembleia Extraordinária, realizada em outubro do ano passado, e das respostas aos questionários enviadas pelas conferências episcopais. Estas foram convidadas pelo Papa a consultar os fiéis sobre várias questões relacionadas às famílias, como forma do próprio povo poder contribuir com as discussões dos bispos.

Confira o passo anterior na elaboração do documento de trabalho:
.: Vaticano apresenta primeiro documento para o Sínodo de 2015

A análise aprofundada realizada ontem e hoje resultou em propostas e pontos de melhoria para o documento. O texto foi revisado e partilhado pelos membros do Conselho e confiado à Secretaria Geral do Sínodo para a redação final e tradução em diversos idiomas. A publicação do documento de trabalho da próxima assembleia sinodal deve acontecer em poucas semanas.

Nessa mesma reunião, também foram apresentadas à Secretaria Geral propostas para atualizar a metodologia dos trabalhos da próxima assembleia geral ordinária. Marcada para o período de 4 a 25 de outubro, a 14ª Assembleia Geral Ordinária terá como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Sínodo da Família

O Sínodo dedicado à temática familiar foi convocado pelo Papa Francisco no dia 8 de outubro de 2013. O evento é marcado por uma peculiaridade: pela primeira vez, é realização em duas etapas. A primeira, de 5 a 19 de outubro de 2014, teve como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. A segunda etapa, conclusiva, será em outubro de 2015.

Na abertura dessa primeira etapa, no ano passado, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa e destacou o chamado que se coloca durante o Sínodo dos bispos: trabalhar para a vinha do Senhor.

Sobre o Sínodo

O Sínodo dos Bispos é uma reunião de vários dias, convocada pelo Papa, com Bispos convidados do mundo todo, para tratar de determinado assunto da Igreja, de doutrina ou de pastoral (família, Eucaristia, sacerdotes, etc).

Há os Sínodos ordinários, realizados a cada quatro anos, e os extraordinários, que o Papa convoca a qualquer tempo. Após o Sínodo, o Papa emite um documento chamado Exortação Apostólica, na qual resume e aprova as principais conclusões às quais os Bispos chegaram durante as reuniões.

Acesse também
.: Histórico das assembleias ordinárias e extraordinárias de todos os Sínodos já realizados

Confira: oração pelo Sínodo da Família

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo