De 17 a 19 de setembro

Conselho de Cardeais volta a reunir-se no Vaticano

Na última reunião, realizada em junho, tratou-se sobre a nova Constituição da Cúria Romana

Da redação, com Vatican News

Teve início, na manhã desta terça-feira, 17, no Vaticano, na presença do Papa Francisco, a 31ª reunião do Conselho de Cardeais. Os trabalhos prosseguem até esta quinta-feira, 19. No último encontro, realizado de 25 a 27 de junho, tratou-se sobre a nova Constituição Apostólica, cujo título provisório é “Praedicate evangelium”, como informado pelo secretário do Conselho dos Cardeais, Dom Marcello Semeraro.

O importante documento pontifício irá substituir a atual Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, de São João Paulo II, em vigor desde 28 de junho de 1988. A retomada missionária, fortemente desejada pelo Papa Francisco e já descrita na Evangelii Gaudium – havia explicado em junho Dom Semeraro – fica evidente no esboço do texto, em que ressoa o “ir e pregar em todo o mundo” presente no Evangelho de Marcos, que hoje, mais do que nunca, deve ser lido em um contexto de contínua transformação, no qual a Boa-Nova deve ser anunciada.

O prelado também havia enfatizado a intensa atividade de consulta e escuta em relação à nova Constituição à qual seguirá a redação do texto definitivo a ser submetido ao Santo Padre para a aprovação final. Quase todos os dicastérios da Cúria Romana – havia explicado Dom Semeraro – deram uma primeira resposta, fornecendo sugestões e contribuições, acolhidas favoravelmente pelo Conselho.

O esboço do texto foi enviado também aos presidentes das Conferências Episcopais nacionais, aos Sínodos das Igrejas Orientais, aos Núncios, às Conferências dos Superiores e das Superioras Maiores e a algumas Universidades Pontifícias que continuam a enviar as suas respostas.

Objetivos e composição do Conselho dos Cardeais

Papa Francisco instituiu o Conselho dos Cardeais com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com o objetivo principal de coadjuvá-lo no governo na Igreja universal e com a missão de estudar um projeto de nova Constituição Apostólica sobre a Cúria. A primeira reunião teve lugar em 3 de outubro de 2013.

Atualmente, o Conselho é composto por seis cardeais: cardeal coordenador, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa; cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; cardeal Oswald Gracias, arcebispo metropolitano de Bombaim; cardeal Reinhard Marx, arcebispo metropolitano de Munique e Freising; cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; e o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin.

Também tomam parte no Conselho Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano, secretário, e Dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima, secretário adjunto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo