Projeto de Reforma

Conselho de Cardeais prevê final dos trabalhos para 2015

Os Cardeais estão revisando os trabalhos das Congregações e Pontifícios Conselhos, além dos departamentos financeiros

Da Redação, com Rádio Vaticano

Conselho de Cardeais prevê final dos trabalhos para 2015

Conselho de Cardeais se reúne pela 4ª vez no Vaticano / Foto: L´Osservatore Romano

Conclui-se, nesta quarta-feira, 30, no Vaticano,  o encontro do Conselho de Cardeais, conhecido como C8, com a participação do Papa Francisco.

Em  nota divulgada pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, os cardeais afirmam que ainda há muito trabalho a realizar, de modo que a conclusão do projeto está previsto para 2015.

Padre Lombardi informou  ainda  que, na próxima sexta-feira, 2, se reunirá, pela primeira vez, com o “Conselho para a Economia”, criado pelo Pontífice em fevereiro.

O Arcebispo de Munique,  Alemanha, Cardeal Reinhard Marx, é o coordenador do grupo composto por 15 membros, dos quais oito são cardeais e sete peritos leigos de várias nacionalidades.

Os cardeais deste conselho econômico são: Jean Luis Cipriani Thorne, do Peru; Daniel DiNardo, dos Estados Unidos; Wilfrid Fox Napier, da África do Sul; Jean-Pierre Ricard, de França; Norberto Rivera Carrera, do México; John Tong Hon, de Hong Kong e Agostino Vallini, da Itália.

Esse Conselho para a Economia vai trabalhar, diretamente, com Arcebispo de Sidney, Austrália, Cardeal George Pell,  que assume as funções de prefeito da Secretaria para a Economia. O Conselho foi criado, em 24 de fevereiro, com a finalidade de efetuar o controle econômico e vigiar sobre as estruturas e as atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

A nova Secretaria, que responde diretamente ao Papa, assume a responsabilidade de preparar o orçamento anual para a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano, bem como a planificação financeira destes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo