História

Conheça a Fazenda Esperança que será visitada pelo Papa

A Fazenda da Esperança em Pedrinhas, a 15 km do Centro de Guaratinguetá (a 176 km de São Paulo) recebe neste sábado (12/05) a visita do Papa Bento XVI. O local, que passou por uma transformação nos últimos meses para receber o Pontífice, foi fundado em 1983 para auxiliar na recuperação de dependentes químicos de todas as idades.

Hoje, existem 42 centros masculinos e femininos construídos à imagem da fazenda, a maior parte deles no Brasil. No exterior, há duas fazendas na Alemanha, uma no Paraguai, uma nas Filipinas, uma no México, uma na Guatemala, uma na Rússia, uma na Argentina e uma África. Os recuperandos – como são chamados aqueles que aderem ao programa de recuperação da fazenda – têm de ir por vontade própria.

É possível passar um tempo em fazendas de outros estados e até de países diferentes. Para receber o Papa, a unidade em Pedrinhas ganhou um heliponto, um palco, novas casas para hospedar os bispos e uma Igreja. Segundo o frei alemão Hans Stapel, fundador e responsável pela fazenda, foram gastos R$ 2 milhões nas construções.

Atualmente, cerca de 1.800 pessoas entre 15 e 60 anos passam por tratamentos das fazendas da esperança, 300 delas só nos três centros estabelecidos em Guaratinguetá. O programa de recuperação dura um ano e incluí uma rotina rígida. Nos três primeiros meses, o recuperando não pode ter contato com a família, a não ser por cartas.

O uso da internet e da televisão também é limitado. Os recuperandos acordam às 6h e dormem às 22h. Após o café da manhã é feita uma oração em grupo. Em seguida, trabalham na manutenção da fazenda e nas pequenas fábricas que ajudam a sustentar o programa. Na unidade de Santa Edwiges, por exemplo, fabrica-se água sanitária.

Em Pedrinhas, a produção é de leite e derivados. A visita de Bento XVI, além de um reconhecimento ao trabalho feito nesses locais, será também mais um encontro do Papa com os jovens (a maioria dos recuperandos da fazenda tem entre 20 e 30 anos). “A Igreja precisa dos jovens porque eles são o futuro”, diz Frei Hans. “E os jovens precisam da Igreja porque ela tem a sabedoria de Deus” completa. “Às vezes, os jovens pensam que podem viver sem a Igreja, mas não encontram a felicidade sem Deus”, afirma o frei.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo