Um dos órgãos da Cúria Romana, Congregação está a serviço da Igreja para a salvaguarda e a promoção da fé
Da Redação, com Rádio Vaticano

Dom Giacomo Morandi / Foto: Rádio Vaticano
O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 18, a nomeação de Dom Giacomo Morandi como novo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco e foi designanda a ele a Sede titular de Cerveteri, com dignidade de arcebispo. Até então, Dom Giacomo era sub-secretário do mesmo órgão.
Dom Giacomo Morandi nasceu em Modena, Itália, em 24 de agosto de 1965. Foi ordenado sacerdote na arquidiocese de Modena-Nonantola em 11 de abril de 1990. Ele possui formação em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e é doutor em Teologia da Evangelização (Missiologia) pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Após ter assumido alguns encargos pastorais, foi nomeado Vigário Episcopal para a catequese, evangelização, cultura e, sucessivamente, Arcipreste do Capítulo da Catedral e Vigário Geral da Arquidiocese de Modena-Nonantola.
É docente de Sagrada Escritura no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Modena e de Exegese Patrística no “Atelier de Teologia Cardeal Spidlìk” no Centro Aletti de Roma, ligado ao Pontifício Instituto Oriental. Foi nomeado Sub-Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé em 27 de outubro de 2015.
A Congregação para a Doutrina da Fé é um dos órgãos mais antigos da Cúria Romana, tendo começado em 1542 com Paulo II com a missão de velar sobre as questões de fé. Trata-se de um instrumento nas mãos do Papa: esta se põe a serviço da Igreja para a salvaguarda e a promoção de fé em vista do bem das almas.