Destaques CN

Confira o que foi destaque na penúltima semana de 2014

As palavras de alerta do Papa Francisco à Cúria Romana e a novidade da lei da guarda compartilhada estão entre os destaques dessa semana

Da Redação

Na semana em que cristãos do mundo inteiro celebraram o Natal, alguns acontecimentos marcaram o Brasil e o mundo. Uma novidade foi a lei da guarda compartilhada, sancionada pela presidente do Brasil, Dilma Roussef. No México, os familiares dos 43 estudantes desaparecidos desde setembro desse ano pediram ajuda ao Papa Francisco para dar visibilidade ao caso.

No Vaticano, o Papa Francisco marcou o Natal dos cristãos falando da ternura de Deus. Dias antes, o Pontífice se encontrou com a Cúria Romana e alertou sobre 15 “doenças” que podem afetar a Cúria e os cristãos.

Confira, a seguir, o que foi destaque nessa semana de 22 a 26 de dezembro, a penúltima semana de 2014:

Papa

Na Missa do Natal, Papa fala da ternura de Deus

Em seu segundo Natal como Bispo de Roma, Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Véspera de Natal, 24, destacando a ternura de Deus. Leia mais.


Papa oferece consolo e esperança a cristãos do Oriente Médio

Por ocasião do Natal, o Papa Francisco enviou uma carta aos cristãos que vivem no Oriente Médio. Francisco ofereceu seu consolo e esperança a todos os que vivem na região. Leia mais.


Papa alerta Cúria sobre “doenças” e pede exame de consciência

Na segunda-feira, 22, o Papa Francisco encontrou-se com a Cúria Romana para os tradicionais votos de fim de ano. Em seu discurso, o Pontífice fez um “catálogo de doenças”, deixando um alerta sobre 15 comportamentos que tornam a Igreja doente, um risco que também se apresenta para cada cristão. Leia mais.


Brasil

Presidente Dilma sanciona lei da guarda compartilhada

O projeto que vai garantir aos pais separados os mesmos papéis na criação do filho foi sancionado nesta terça-feira, 23, sem vetos, pela presidente Dilma Roussef. Assista à reportagem.


Exigência de extintores ABC passa a valer em janeiro de 2015

Um lembrete para os motoristas: a partir do dia primeiro de janeiro de 2015, todos os veículos deverão ter extintores de incêndio do tipo ABC. Quem não se adaptar estará sujeito a penalidades. Assista à reportagem.


Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório

A partir dessa semana, passou a valer a obrigatoriedade de hospitais e maternidades públicos e particulares realizarem o teste da linguinha em recém-nascidos. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular “língua presa”. Leia mais.


Congresso entra em férias sem aprovar orçamento de 2015

O ano que vem vai começar e o governo não sabe quanto vai poder gastar. Os deputados e senadores se reuniram nesta segunda-feira, 22, pra votar o orçamento do ano que vem, mas a decisão só vai sair em 2015. A partir desta terça-feira, 23, os parlamentares estarão de férias. Assista à reportagem.


Mundo

Famílias de desaparecidos no México pedem ajuda ao Papa

As famílias dos 43 estudantes desaparecidos no México desde 26 de setembro desse ano pedem a intervenção do Papa Francisco para dar mais visibilidade ao caso. Leia mais.


Cristãos na Síria e em Gaza contam como celebram o Natal

Cristãos em todo o mundo celebraram, nesta semana, o Natal do Senhor. Na Síria e na Faixa de Gaza, onde os cristãos são minorias, a data é marcada por orações silenciosas e pela esperança de um futuro melhor, como contam dois cristãos que moram na região. Leia mais.


Países asiáticos recordam 10 anos do tsunami na Indonésia

A sexta-feira, 26, foi um dia de memória para os sobreviventes e familiares de vítimas do tsunami que atingiu 14 países da Ásia em 2004, deixando mais de 230 mil mortos. Cerca 200 pessoas da comunidade católica de Banda Aceh, na Indonésia, participaram de uma Missa em memória das vítimas do desastre natural. Leia mais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo