Destaques CN

Papa, Brasil, Mundo: veja o que foi destaque nessa semana

Da Redação

O dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, os 50 anos de sacerdócio do monsenhor Jonas Abib, a polêmica do Estatuto da Família na Câmara dos Deputados e o tufão que voltou a causar mortes e destruição nas Filipinas foram alguns dos acontecimentos de destaque no período de 8 a 12 de dezembro. Confira abaixo o que foi notícia nessa semana:

Papa

Francisco celebra Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe

O Papa Francisco presidiu nesta sexta-feira, 12, uma Missa em honra à Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, na Basílica de São Pedro, em Roma. A Missa foi celebrada em espanhol e português; o coral entoou cantos em ritmos latinos, com instrumentos musicais típicos da região. Na homilia, Francisco disse que, ao aparecer no México, Maria assumiu em si a simbologia cultural e religiosa dos indígenas. Leia mais


Na luta contra aquecimento global, Papa pede respostas coletivas e livres de pressões

O Papa Francisco enviou uma mensagem à Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, realizada de 1º a 12 de dezembro. Ele disse que luta contra o aquecimento global requer respostas coletivas e responsáveis. Leia mais


Mensagem para Dia Mundial da Paz 2015: Papa condena a escravidão

O Vaticano publicou na quarta-feira, 10, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2015. O Pontífice pede leis justas e esforço comum para acabar com a escravidão à qual milhões de pessoas ainda são submetidas. Leia mais


Papa explica o que realmente foi o Sínodo dos Bispos: “não é um parlamento”

Na quarta-feira, 10, o Papa Francisco iniciou um ciclo de catequeses sobre família. Ele começou retomando a última assembleia do Sínodo dos Bispos, que discutiu a temática familiar. Francisco enfatizou que o Sínodo não é um parlamento e explicou aos fiéis o que realmente aconteceu durante as reuniões. Leia mais


Brasil

Monsenhor Jonas Abib completa 50 anos de sacerdócio

No dia 8 de dezembro, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, completou 50 anos de sacerdócio. Membros da Comunidade, familiares e amigos participaram da Missa que foi celebrada no Santuário Pai das Misericórdias. Assista à reportagem.


Estatuto da família volta a causar polêmica na Câmara

Os deputados federais tentaram se reunir essa semana para votar o Estatuto da Família. Mas, até o final de terça-feira, 9, a reunião não havia sido iniciada e houve discussão entre os parlamentares contrários e a favor do projeto. Assista à reportagem.


São Paulo tem dois novos bispos auxiliares, nomeados pelo Papa

O Papa Francisco nomeou na quarta-feira, 10, dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de São Paulo (SP): padre Eduardo Vieira dos Santos e padre Devair Araújo da Fonseca. Conheça um pouco dos novos bispos. Leia mais.


Especial “Natal Solidário”: voluntários alegram o Natal de idosos que vivem em asilo no interior de SP

A proximidade do Natal costuma despertar a solidariedade nas pessoas. Seja uma visita a um asilo, um hospital ou um orfanato, seja um gesto de amor a alguém vizinho, a data torna-se uma oportunidade para ajudar aqueles que mais necessitam. Em Lorena (SP), o Asilo Vila Vicentina conta com o apoio de várias pessoas para promover um almoço especial na semana que antecede o Natal e, assim, levar mais alegria aos idosos atendidos pela casa. Leia mais.


STF decide que exposição a ruído justifica aposentadoria especial

O Supremo Tribunal Federal concluiu o julgamento de um recurso do INSS que pretendia anular a aposentadoria especial de um trabalhador exposto a ruído acima dos níveis toleráveis. Segundo o STF, o caso teve repercussão geral, e a decisão pode se estender a outros casos semelhantes. Assista à reportagem.


Relatório da CPI da Petrobras faz comissão ‘acabar em pizza’

O relator da Comissão que investiga irregularidades na Petrobras leu, nesta quarta-feira, 10, o relatório final depois de 7 meses de investigações. Mas decidiu não indiciar ninguém. Assista à reportagem.

Mundo

Vaticano divulga primeiro documento do Sínodo de 2015

A lineamenta, que é o primeiro documento da segunda etapa do Sínodo da Família, em 2015, foi apresentado pelo Vaticano essa semana. Documento se constitui do Relatório Final da última assembleia mais questões sobre família que devem ser refletidas nas igrejas particulares. Leia mais.


Ex-dirigentes do Banco do Vaticano serão investigados

O Vaticano comunicou no domingo, 7, que dois ex-diretores do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, serão investigados por hipótese de desvio de recursos em operações imobiliárias ocorridas de 2001 a 2008. Leia mais. 


Tufão nas Filipinas destrói casas e causa mortes

Um tufão de lenta movimentação atingiu a região central das Filipinas neste domingo, 7, trazendo ventos uivantes, destruindo casas, derrubando árvores e redes de energia em áreas que ainda se recuperam de uma tempestade ocorrida há pouco mais de um ano. Leia mais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo