Papa fala aos universitários

Confira íntegra da mensagem do Papa aos universitários

Confira a íntegra da mensagem de Bento XVI aos jovens universitários transmitida, por meio de teleconferêcia, a países da Europa e Américas. No Brasil, mais de três mil jovens tiveram a oportunidade de ouvir às palavras do Papa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP).

Veja também:
.: Galeria de fotos :.
.: Mensagem de Bento XVI emociona estudantes brasileiros
.: Papa medita mistérios do Rosário com jovens da Europa e Américas
.: Jovem testemunha como conciliar a fé e a razão
.: Conheça um pouco da história da Jornada dos Universitários
.: Gabriel Chalita: "A vivência cristã faz o jovem ser ético"
.: Jovens participam de encontro virtual com Bento XVI

"Ao final desta Vigília Mariana, com grande alegria, dou minha saudação a vocês que estão aqui e a todos os que participam da oração através da teleconferência. Saúdo com grande reconhecimento os senhores cardeais e bispos, em particular àqueles que presidiram a oração do rosário nas sedes coligadas: Aparecida (Brasil), Avignon (França), Bucareste (Romênia), Cidade do México (México), Havana (Cuca), Equador (Loja), Minsk (Belorússia), Nápoles 9Itália), Toledo (Espanha), Washington (EUA). Cinco cidades na Europa e cinco cidades na América.

Este encontro tem como tema: "Europa e América juntas para construir a Civilização do Amor". Este tema foi desenvolvido em um Congresso na Universidade Gregoriana. Saúdo os participantes que lá estiveram. É uma feliz escolha evidenciar relacionamento entre Europa e outro continente, sempre numa prospectiva de esperança. Há dois anos, Europa e África; o ano passado Europa e Ásia; e neste ano Europa e América.

O cristianismo favorece uma forte união entre o chamado "velho continente" e aquele que é conhecido como o "novo mundo". Pensemos no lugar fundamental que ocupa a sagrada escritura e a Liturgia Cristã na cultura e na arte dos povos europeus e dos povos americanos.

Infelizmente, a assim chamada Civilização Ocidental, em algumas situações, traiu a sua inspiração evangélica. É urgente, portanto, uma honesta e sincera reflexão, um exame de consciência. É necessário discernir entre o que constrói uma civilização do amor, segundo o desígnio de Deus, revelado em Jesus Cristo entre aquilo a que a ela se opõe.

Me dirijo agora, à vocês, caros jovens. Os jovens sempre foram na história da América, portadores do dinamismo evangélico. Pensemos em jovens como São Bento de Núrsia e o Beato Karl Leisner na Europa, mas também São Martins de Porres, Santa Rosa de Lima e a Beata Kateri Tekakwitha nas Américas. Jovens construtores da civilização do amor.

Deus chama vocês, jovens europeus e americanos, a cooperar juntamente com os vossos amigos do mundo inteiro para que a seiva do evangelho renove a civilização destes dois continentes e toda a humanidade.

As grandes cidades européias e americanas estão em constante crescimento, mas, freqüentemente, falta esta seiva capaz de fazer com que as diferenças não sejam motivo de divisão e conflito, mas de enriquecimento recíproco.

A civilização do amor é um lugar de convivência. Uma convivência respeitosa, pacífica e alegre, mesmo com diferenças. Tudo em nome de um projeto comum. Assim já anunciava o Beato João XXIII: Uma civilização baseada em quatro pilastras: amor, verdade, liberdade e justiça.

Eis, caros amigos, a missão que confio a vocês: Sejam discípulos e testemunhos do Evangelho. Porque o Evangelho é a boa semente do Reino de Deus, ou seja, da civilização do amor! Sejam construtores da paz e da unidade, sinal desta unidade católica, ou seja, universal e íntegra nos conteúdos da fé cristã que a todos reúnem. Tomo também a iniciativa de entregar a cada um de vocês o texto da Encíclica Spe Salvi em um CD em cinco línguas. A Virgem Maria guarde a vocês, às suas famílias e àqueles que lhes são especiais.

Gostaria agora de saudar, nas diversas línguas, aqueles que estão unidos através dos meios de comunicação.

Mensagem do papa aos brasileiros: "Amados jovens, reunidos em Aparecida: Ainda está viva no meu coração a lembrança da Viagem Pastoral que realizei no Brasil, especialmente, no santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Peço à Virgem Maria que obtenha para todos vocês, a graça de ser sempre testemunhas da esperança!"

Saúdo, finalmente, a vocês que estão na Catedral de Nápoles! A vossa cidade e toda Itália têm a necessidade de reencontrar o gosto com uma sociedade mais justa e solidária. Sejam exemplos nisso. Nutrindo-vos de oração e deixando-vos guiar pela luz e pela força do evangelho.

Agradeço o Cardeal Camillo Ruini e Dom Leuzi e todos aqueles que colaboraram na organização deste encontro. Agradeço ao coral e à orquestra que sustentaram nossa oração, e também ao centro televisivo Vaticano, à Rádio Vaticano e à Telespazio, responsável pela teleconferência.

A vocês caros jovens desejo um trabalho sereno e fecundo e uma boa Páscoa, e a todos dou de coração a minha benção apostólica".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo