Nste sábado, 20, o Papa Bento XVI recebeu, em audiência, os prefeitos da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, e para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias. A seguir, recebeu os membros do Conselho da Fundação Alcide De Gasperi.
O italiano Alcide De Gasperi é considerado um dos "pais da Europa" e exerceu a função de primeiro-ministro da Itália, de 1945 a 1953, guiando a reconstrução do país, no período pós-fascista e ao final da II Guerra Mundial. Foi também o fundador do partido democrata-cristão.
Em seu discurso, Bento XVI afirmou que De Gasperi foi capaz de traduzir em atos concretos e coerentes a fé que professava: "Espiritualidade e política se integraram tão bem nele que, se quisermos compreender profundamente este estimado homem de governo, não se pode limitar a registrar os resultados políticos alcançados, mas se deve levar em consideração sua sensibilidade religiosa e sua sólida fé, que constantemente animaram seu pensamento e sua ação".
Por fim, o Papa fez votos de que a experiência de governo e o testemunho cristão de De Gasperi sirvam de encorajamento e estímulo "para aqueles que hoje guiam o futuro da Itália e também de outros povos, especialmente para aqueles que se inspiram no Evangelho".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com