encontro

Conclui-se o XXV Congresso Nacional de Diáconos na Itália

O XXV Congresso Nacional de Diáconos contou com a participação de 250 diáconos, acompanhados de suas esposas, provenientes do norte, centro e sul da Itália

Da redação, com Rádio Vaticano

Encerra-se este sábado, o XXV Congresso Nacional de Diáconos na Itália, realizado em Campobasso, sul da Península, com a participação de 250 diáconos, acompanhados de suas esposas, provenientes do norte, centro e sul da Itália.

Promovido pela comunidade do diaconato na Itália em colaboração com a Arquidiocese de Campobasso-Boiano, e coordenado pelo presidente Enzo Petrolino, o Congresso tem como tema “A família do diaconato escola de humanidade”, em preparação para o Sínodo ordinário sobre a Família, que se realizará, no Vaticano, de 4 a 25 de outubro próximo.

O encontro conclui-se com uma conferência do pregador da Casa Pontifícia, o frade capuchinho, padre Raniero Cantalamessa, que aborda o tema “o diácono servidor de Cristo.

Entre os convidados, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, que além de sua conferência sobre a formação e as expectativas do diaconato no ensinamento Pontifício, presidiu à Santa Missa na Catedral de Campobasso ressaltando, durante a homilia, que a “vida do cristão é feita de sacrifício de renúncia, com a necessidade de dizer Sim e o consequente dizer Não, ou seja, de renúncia ao Eu”. Um sair de si mesmo e viver como discípulos, que é a substância da vida cristã.

“Contrastar os muitos cantos das sereias que vão na direção oposta à do Senhor.” Com o verbo “contrastar”, o purpurado deixou uma premente mensagem de fidelidade, transparência, renúncia, misericórdia, em vista do Sínodo de outubro próximo. “A família continua sendo escola sem igual de humanidade, contribuição indispensável para uma sociedade justa e solidária”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo