A Comissão é responsável pela interação entre a Sé Apostólica e os diversos organismos internacionais ou nacionais para a América Latina
Da redação, com Rádio Vaticano
Os Cardeais Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevideu (Uruguai); José Luis Lacunza Maestrojuán, Bispo de David (Panamá) e Dom Andrés Stanovnik, Arcebispo de Corrientes (Argentina), foram nomeados pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 9, como membros da Pontifícia Comissão para a América Latina.
O organismo da Cúria Romana tem a função de estudar os problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina. De acordo com a Constituição Apostólica Pastor Bonus (arts. 83 e 84), a Comissão tem o dever de “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina, e dedicar-se, além disso, ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões.”
A Comissão é responsável pela interação entre a Sé Apostólica e os diversos organismos internacionais ou nacionais para a América Latina. Dentre estes organismos, há especial atenção aos seguintes:
• Conselho Episcopal Latino-Americano
• Conferências e organismos episcopais nacionais latino-americanos
• Instituições de ajuda à América Latina
• Conferência Latino-Americana de Religiosos (CLAR)
• Instituições católicas internacionais, associações e movimentos que atuam na América Latina
A Comissão está estreitamente vinculada à Congregação para os Bispos e é presidida pelo prefeito desta Congregação, auxiliado por um bispo como vice-presidente. Os conselheiros são bispos da Cúria Romana ou das igrejas particulares da América Latina. Os membros da Comissão são oriundos da Cúria Romana, do Conselho Episcopal Latino-Americano, bispos das regiões da América Latina, ou ainda de instituições eclesiásticas internacionais e nacionais que atuam em benefício das regiões da América Latina.
São membros dessa Comissão, nomeados pelo Papa:
• Os Secretários dos Dicastérios da Cúria Romana especialmente interessados
• Dois bispos representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)
• Três bispos diocesanos da América Latina
Conforme o Motu Proprio Decessores Nostri, o presidente da Comissão deve informar regularmente o Papa sobre assuntos tratados, sugerir-lhe as iniciativas que considerar necessárias ou as medidas de governo convenientes e oportunas.