De 17 a 21 de julho

Franciscanos reúnem 600 jovens pela paz no Rio de Janeiro

Missões Franciscanas da Juventude serão iniciadas nesta quarta-feira, 17, e reunirão no Rio de Janeiro, 600 jovens de cinco estados do país 

Da redação, com Jovens Conectados

/ Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 17, 600 jovens estarão nas Missões Franciscanas da Juventude no Rio de Janeiro. Tendo como base o tema “Profetas do diálogo e do respeito: ternura que acolhe a paz com o vigor que supera a violência”, a iniciativa reunirá pessoas dos cinco estados onde a Província Franciscana da Imaculada Conceição está presente – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A iniciativa será encerrada no próximo domingo, 21, com Missa campal na Praia de São Conrado; e Caminhada pela Paz na Comunidade da Rocinha. Tem por objetivo proporcionar aos jovens dias de encontro, reflexão, formação, oração e espiritualidade, baseados no carisma franciscano.

A primeira atividade do grupo será uma celebração de acolhida na quarta-feira, 17, às 20h. No dia seguinte, na mesma Catedral, a partir das 8 h, terá início a manhã de formação e espiritualidade franciscana, que se completa com as oficinas à tarde. Às 17 h, os frades celebrarão a missa de envio dos jovens para as Comunidades Franciscanas do Rio de Janeiro: Rocinha, Convento Santo Antônio/Largo da Carioca, Niterói, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Petrópolis.

Nos dias 19 e 20, os jovens serão divididos em pequenos grupos para realizarem trabalhos voluntários, visitas às famílias, enfermos, hospitais, presídios e prostíbulos. Também ajudarão na construção e recuperação de escolas e capelas, plantio de mudas de árvores e o cuidado com a natureza.

“Desde longa data queríamos fazer uma Missão no Rio. Primeiro porque temos uma forte presença franciscana ali. Segundo, porque sentimos que muitos jovens fluminenses têm dificuldade de participar dos eventos provinciais, sobretudo quando eles acontecem no Sul”, explicou Frei Diego Melo, coordenador das Missões.

Para Frei Diego, vivenciar as diferentes realidades sociais e eclesiais de cada cidade tornará a experiência ainda mais frutuosa: “Temos paróquias localizadas no centro da cidade, em bairros nobres, na Baixada Fluminense e na Rocinha, que são realidades de periferia, de violência e conflito. Isto irá proporcionar aos jovens vivências de realidades muito distintas numa única missão”.

Os jovens franciscanos – segundo o frade – são convocados a serem profetas do diálogo e do respeito em uma realidade desafiadora, como é a realidade fluminense. O respeito, a paz, e diálogo inter-religioso são temas que estão na celebração dos Franciscanos em todo o mundo por causa do ano jubilar dos 800 anos do encontro de São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik Al-Kamil em Damietta, no Egito, em plenas Cruzadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo