Gesto que salva vidas

Comemora-se hoje o Dia Mundial de Lavar as Mãos

Pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro. Para tentar conscientizar a população sobre como esse simples gesto pode salvar vidas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove hoje, 15, o primeiro Dia Mundial de Lavar as Mãos.

De acordo com a porta-voz do Unicef em Genebra, Véronique Taveau, a cada dia, cinco mil crianças menores de cinco anos morrem, no mundo, por causa da diarreia. "A metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro", ressaltou.

Véronique Taveau disse ainda que o Dia Mundial de Lavar as Mãos abre uma "verdadeira batalha planetária pela higiene", cujos protagonistas serão as crianças. "São as crianças, que em casa com a família ou na comunidade, irão introduzir em seu meio um gesto simples que salva vidas", sublinhou.

Na ausência de pia ou na presença de uma pia que não oferece condições suficientes de higiene, o gel de limpeza de mãos é tão eficiente quanto lavar corretamente as mãos, com água e sabão, pois a maior parte deles contém álcool, que remove grande parte das bactérias.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo