Apoio aos cristãos

Coleta para Terra Santa: cardeal pede solidariedade dos fiéis

Diante do atual momento no Oriente Médio, cristãos na Terra Santa precisam de solidariedade, enfatiza prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais 

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Congregação para as Igrejas Orientais divulgou uma carta convocando os fiéis a participarem da Coleta para a Terra Santa, realizada tradicionalmente no dia em que a Igreja recorda a Paixão de Cristo, Sexta-feira Santa. A mensagem foi divulgada nesta terça-feira, 10, pelo Vaticano.

O Prefeito da Congregação, Cardeal Leonardo Sandri, recorda que a Igreja Católica exprime, por meio da oração e do Ofertório, o alento às comunidades dos fiéis e aos Lugares Santos, sobretudo no dramático momento atual que se vive no Oriente Médio .

Hoje, escreve o cardeal argentino, são milhões os refugiados provenientes da Síria e do Iraque onde o estrondo das armas não para e a via do diálogo e da concórdia parece completamente perdida. Enquanto isso, prevalecem o ódio insensato que mata e o desespero de quem foi arrancado da terra de seus pais e tudo perdeu.

“Se os cristãos da Terra Santa são exortados a resistir, na medida do possível, à tentação da fuga, aos fiéis do mundo inteiro pede-se que tenham no coração o destino deles. Isto implica todos os irmãos das diversas confissões religiosas no Ecumenismo de sangue que concorre para o triunfo da unidade”.

Para o cardeal, este ano a Coleta para a Terra Santa é mais do que nunca uma ocasião preciosa para ser peregrino na fé seguindo o exemplo do Santo Padre, que visitou a região em maio de 2014.

Recorde como foi a visita do Papa Francisco à Terra Santa

“Desejo que esta Coleta receba um acolhimento generoso da parte de todas as Igrejas locais, para que possa crescer a participação solidária que a nossa Congregação coordena para garantir à Terra Santa o apoio às exigências cotidianas da vida eclesiástica e às diversas necessidades”, conclui o Prefeito da Congregação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo