Neste período em que uma onda de frio atinge grande parte dos estados brasileiros, é importante falarmos do cuidado com a pele. Os especialistas alertam: o ar seco e as temperaturas baixas podem trazer danos à saúde.
Reportagem de Flavio Rogério e Antônio Matos
Cuidar da pele já é rotina para a secretária Daniela Matos. Ela costuma fazer acompanhamento dermatológico e, quando as temperaturas diminuem, intensifica os cuidados.
“Lavo com sabonete específico para minha pele, e logo após passo o creme hidratante. E quando seca o rosto eu finalizo com o protetor solar. Passo em consulta uma vez por ano , anualmente, mas não só para checar a parte estética, eu checo também a pele, minhas pintas, que eu tenho muitas pintas, então é muito bom fazer esse acompanhamento das pintas”.
Mas nem sempre foi assim. “Antes eu lavava o rosto no banho mesmo, lavava com sabonete, nunca era um sabonete específico, e hidratar sempre hidratei, mas protetor solar também era difícil passar”, afirmou Daniela.
Verão combina com filtro solar, sombra e hidratação. Mas, quando o frio chega, muita gente esquece que a pele continua precisando de cuidados. O ar seco e as temperaturas baixas retiram a proteção natural da pele, que fica mais sensível a danos.
A dermatologista Gabriela Capareli explica as mudanças na pele nesse tempo “As grandes complicações do inverno de uma pele que não é bem cuidada é a secura, a cheirosa extrema. Então a pele do paciente fica esbranquiçada, ela fica com aspecto esfarelado e o paciente se queixa de coceira. E o grau mais intenso disso é começar a dar lesões de dermatite. Então em algumas regiões do corpo criam-se casquinhas, criam-se vermelhidão”.
Além dos cuidados básicos diários com a pele, que envolve limpeza, hidratação e proteção solar, a médica dá algumas dicas para quando a temperatura cai. ”A gente precisa ter um banho o menos quente possível, porque a água quente resseca a nossa pele. Sempre optar por sabonetes que já funcionam como hidratante durante o banho, não usar bucha no corpo todo e assim que sair do banho, usar bons hidratantes, de preferência loção ou um creme”, concluiu a dermatologista a respeito das medidas necessárias.