Estação mais fria

Inverno começa hoje; médico indica cuidados para a nova estação

Pneumologista indica cuidados para evitar problemas respiratórios e meteorologista traz previsão para a estação deste ano

Huanna Cruz
Da Redação

Homem de pé e curvando-se nas mãos ao ar livre em tempo frio / Foto: Freepik

O inverno 2023 começa nesta quarta-feira,  21, às 11h58 e termina em 23 de setembro às 3h50. A mais fria entre as quatro estações do ano é caracterizada pela queda das temperaturas e pela ocorrência de noites mais longas e dias mais curtos. Além disso, nessa época muitas pessoas sofrem com as doenças respiratórias.

Segundo o pneumologista Marcelo Schweller, alguns motivos fazem com que as doenças respiratórias sejam mais frequentes no outono e no inverno. O primeiro é pela própria mudança de temperatura. Por isso, principalmente as pessoas que têm doenças respiratórias como asma, rinite e outras são mais sensíveis à oscilação de temperatura e podem piorar nessa situação. Com o clima que esfria, também é comum o tempo fica mais seco, o que piora a doença respiratória. 

Segundo Schweller, há vários cuidados a serem adotados para diminuir a chance de piora da doença respiratória no inverno. O mais importante é chegar à nova estação com o quadro de saúde bem controlado, o que se obtém a partir de um acompanhamento médico regular. Outra dica é manter as vias aéreas bem hidratadas e, para isso, o melhor a fazer é tomar bastante água. Aliado à isso, aparecem a alimentação saudável e a atividade física regular, evitando os horários em que estiver muito frio.

Previsões para o inverno 2023

Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, este inverno contará com os efeitos do El Niño, que é o fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial. Isso altera os regimes de chuva na América do Sul.

Fabiene informa que a chuva deve ficar abaixo da média na Região Norte e Nordeste. No litoral do Nordeste e em Roraima, costuma chover muito no inverno, então não haverá uma ausência da precipitação, apenas uma diminuição do volume que é comum. Na região central do país, como no interior do Nordeste, Centro-Oeste, interior de Minas Gerais e no Tocantins, ainda se terá um período mais seco, comum para a época do ano.

A meteorologista explica ainda que entre os fenômenos mais recorrentes durante o inverno está o nevoeiro, mais pelo Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste no início dos dias. As frentes frias serão mais frequentes no sul do país e poderá ocorrer ondas de leste entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte.

Este ano de 2023, o inverno ainda poderá ter ondas de frio entrando pelo país, mas em setembro o risco já é maior para ondas de calor entre as Regiões Sudeste, CEntro-Oeste, Norte e pelo Paraná

“E em comparação ao ano passado, o inverno de 2023 terá temperaturas acima da média e mais quente se comparados com o inverno de 2022”, ressalta Fabiane.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo