Cinzas de um vulcão chileno que está em erupção desde quarta-feira passada, foram vistas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
Agência Brasil
As cinzas do vulcão Calbuco, em erupção no Chile, foram vistas na manhã deste sábado, 25, no litoral de Santa Catarina e também na região do Vale do Itajaí (RS). Na sexta-feira, 24, os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado cinzas no céu do Rio Grande do Sul.
O vulcão Calbuco, que está em atividade desde quarta-feira, 22, já entrou em erupção duas vezes, expelindo colunas de fumaça e cinzas a vários quilômetros de altura. O vulcão não registrava atividades de erupção há mais de meio século.
O Calbuco fica em uma região turística, a 900 quilômetros (km) da capital chilena, Santiago. O governo chileno evacuou a área e decretou estado de exceção nas cidades próximas.
Por conta das cinzas, os voos para Puerto Montt, no Chile, e Bariloche, na Argentina, foram cancelados. De acordo com as empresas Aerolíneas Argentinas e Austral, também foram cancelados dois voos para Neuquén e um voo para Chapelco.
No Brasil, as companhias aéreas TAM e Gol informaram que nenhum voo foi cancelado devido às cinzas que estão vindo para o país. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), até as 10h apenas um voo havia sido cancelado. De acordo com a Infraero, o cancelamento não teve nenhuma relação com a erupção do vulcão.