MAU TEMPO

Chuvas fortes na China: 25 morrem e sete ficam desaparecidos

De acordo com estatísticas do governo, desde julho, 1.2 milhão de pessoas em 89 condados, cidades e distritos foram afetados pelas fortes chuvas

Da redação, com Reuters

Chuvas torrenciais na província de Henan deixaram 25 pessoas mortas / Foto: Reprodução Reuters

O número de mortos em chuvas torrenciais na província de Henan, no centro da China, subiu para 25, com sete desaparecidos, de acordo com autoridades locais em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 21.

De acordo com estatísticas incompletas, desde 16 de julho, mais de 1,2 milhão de pessoas em 89 condados, cidades e distritos e 560 municípios da província foram afetados por essas chuvas fortes. Devido ao desastre, 25 pessoas morreram e outras sete estão desaparecidas. Um total de 16.325 pessoas foram evacuadas e 164.710 pessoas foram realocadas”, disse Xu Zhong, diretor do Escritório de Controle Provincial de Enchentes de Henan.

Antes da coletiva de imprensa, as autoridades prestaram uma homenagem com um minuto de silêncio aos mortos durante as chuvas torrenciais em Henan.

O desastre natural danificou 75 mil hectares de plantações, resultando em uma perda econômica direta de cerca de 542,3 milhões de yuans (ou 83,8 milhões de dólares).

As chuvas forçaram a água a subir sobre as marcas de enchentes em nove grandes reservatórios e 40 de tamanho médio em Henan. Vários rios também transbordaram de suas margens.

Esforços de resgate

Até as 15h de quarta-feira, o Comando do Teatro Central do Exército de Libertação do Povo (PLA) enviou mais de 5.700 soldados, forças policiais armadas e milícias, junto com 148 embarcações e veículos, a fim de auxiliar na operação de resgate em mais de 30 seções perigosas em Henan.

O Comando do Teatro Central também aumentou a supervisão na província atingida pelas fortes chuvas por meio de equipamentos como satélites.

A força aérea do ELP também enviou soldados para ajudar no socorro ao desastre, com muitos soldados reforçando aterros durante a noite em Henan.

O comando militar provincial do PLA despachou milhares de soldados na batalha contra o dilúvio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo