É a pior enchente em 60 anos na capital da Austrália, Sydney
Da redação, com agências
Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas nos subúrbios de Sydney neste domingo, 21, quando a costa leste da Austrália foi atingida por fortes chuvas e inundações generalizadas. Cerca de 18 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
A capital do país sofre a pior enchente provocada pelas chuvas em 60 anos. Três mil pessoas foram evacuadas somente em New South Wales devido ao transbordamento de vários rios.
Na última semana, caiu três vezes mais água do que a média de todo o mês de março. No fim de semana, as autoridades australianas declararam 38 localidades, incluindo vários bairros da parte ocidental de Sydney, como zonas de catástrofe natural.
Pelo menos 15 mil pessoas foram retiradas da costa norte-central da Nova Gales do Sul. Até agora, não foram relatadas mortes ou ferimentos graves. As inundações afetaram o transporte urbano, causaram a suspensão das aulas em cerca de 200 escolas e isolaram algumas localidades na costa norte-central da Nova Gales do Sul.
Muitas das áreas inundadas agora, no auge da pandemia, já haviam sido afetadas pelos incêndios florestais em 2019 e 2020.
No estado vizinho de Queensland, na fronteira com Nova Gales do Sul, as chuvas torrenciais permanecem, e as autoridades temem por novas inundações durante esta semana.